Volkswagen Golf completa 50 anos: conheça a história

Distrito Federal

Um dos carros mais populares do mundo, inclusive no Brasil, acaba de completar 50 anos. O Volkswagen Golf teve sua produção iniciada exatamente em 29 de março de 1974 e de lá para cá marcou a indústria automotiva e tendências do mercado.

Com mais de 37 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, o Golf continua a ser um dos modelos mais comercializados. Como parte das comemorações, a Volkswagen até lançou uma série especial.

A primeira geração, o Golf I, marcou o início de uma nova era para a Volkswagen. Essa versão inaugurou as linhas básicas que se seguiram ao longo dos anos, criadas pelo mestre do Design Giorgio Giugiaro.

O icônico Golf GTI, lançado em 1976 também surgiu nessa época. O carro também contou com versões a diesel e conversíveis. Teve mais de 6,9 milhões de unidades vendidas.

Carro começou a ser fabricado em março de 1974
Carro começou a ser fabricado em março de 1974 / Divulgação

O Golf II, lançado em 1983, representou um marco na história do modelo. Com a introdução de tecnologias como o conversor catalítico controlado, ABS e tração nas quatro rodas, o Golf II consolidou a reputação do carro com mais de 6,3 milhões de unidades vendidas até 1991.

O visual foi criado por Herbert Schäfer, designer-chefe da época, foi fundamental para manter a identidade única do Golf ao longo das gerações.

Seguindo o sucesso do Golf II, o Golf III, lançado em 1991, elevou os padrões de segurança com a introdução de airbags frontais e significativas melhorias na estrutura do veículo.

Com mais de 4,8 milhões de unidades vendidas até 1997, o Golf III continuou a tradição de inovação e excelência da Volkswagen. Foi também o primeiro Golf que chegou ao Brasil.

No mundo, foram mais de 4,8 milhões de unidades.

Golf chegou ao Brasil na terceira geração
Golf chegou ao Brasil na terceira geração / Divulgação

O Golf IV, apresentado em 1997, foi aclamado como um ícone de estilo, mantendo a essência do Golf original enquanto ganhava novos padrões de qualidade e segurança. O lançamento do Golf R32 em 2002 e a introdução do câmbio DSG em 2003 reforçaram ainda mais a posição do modelo. Ele ficou conhecido aqui como “Golf Sapão“. No total, 4,9 milhões de emplacamentos.

O Golf V, lançado em 2003 ganhou visual renovado e mais itens de segurança. O Golf VI, lançado em 2008, continuou a tradição de inovação, oferecendo tecnologias de ponta e um design moderno, mas o volume caiu para 3,4 milhões de unidades. Por aqui, a Volkswagen optou por não oferecer a geração 6 e estender a anterior com novas estilizações.

Golf IV: conhecido no Brasil como
Golf IV: conhecido no Brasil como ‘Golf Sapão’ / Divulgação

Em 2012, o Golf VII trouxe uma redução de peso significativa e avanços em eficiência de combustível, além de uma série de novas tecnologias de segurança e assistência ao motorista. O lançamento do e-Golf marcou o início da era da mobilidade elétrica para a Volkswagen. Ao todo foram 3.6 milhões de unidades vendidas.

No Brasil, a marca resolveu investir novamente: trouxe a geração 7 importada da Alemanha e posteriormente do México.  Em 2015, o carro passou a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR).

No entanto, o país passou por crise e o segmento dos hatches médios começou a perder espaço. Ele deixou de ser fabricado em 2019 e saiu de linha no Brasil no ano seguinte.

Golf GTI no Brasil: uma das versões mais desejadas
Golf GTI no Brasil: uma das versões mais desejadas / Divulgação

Enquanto isso, o Golf seguiu sua jornada em outros mercados. Em outubro de 2019, a Volkswagen apresentou o atual Golf VIII, que ganhou sistemas  híbridos leves e plug-in. Mesmo a versão de entrada hoje possui recursos como Lane Assist, Front Assist, faróis e lanternas de LED e ar-condicionado automático como padrão. Com mais de um milhão de unidades vendidas até o momento, o Golf VIII continua a tradição de sucesso do Golf.

Agora, em 2024, o Golf VIII com visual reestilizado representa o próximo passo na evolução do Golf. No Brasil, a Volkswagen estuda trazê-lo novamente, sobretudo na desejada versão GTI.

Oito gerações e 37 milhões de unidades vendidas