Vídeo mostra dimensão do deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné

Saúde e Bem-estar

Após deslizamento de terra Papua-Nova Guiné, autoridades contabilizam 2 mil pessoas vítimas do soterramento; drones registram a dimensão da tragédia ambiental

28 mai
2024
– 04h21

(atualizado às 04h24)

Em uma das maiores tragédias ambientais da história de Papua-Nova Guiné, país localizado no sudoeste do Oceano Pacífico, cerca de duas mil pessoas foram vítimas de um deslizamento de terra na última semana — o número total de mortes ainda não é conhecido, já que as equipes de resgate continuam a trabalhar no local. Em paralelo, drones sobrevoam a área, revelando a dimensão do rastro de destruição, em vídeo.



Foto: Timo Volz/Unsplash / Canaltech

O deslizamento de terra histórico atingiu o vilarejo de Yambali, na província de Enga de Papua-Nova Guiné. No domingo (26), a Organização das Nações Unidos (ONU) chegou a divulgar 670 mortos por causa da tragédia, com centenas de casas destruídas. Outras habitações foram evacuadas de forma preventiva.

No entanto, o Centro Nacional de Desastres de Papua-Nova Guiné atualizou, nesta segunda-feira (27), o número de vítimas para duas mil pessoas possivelmente soterradas, segundo a agência de notícias Luso. 

A seguir, confira a dimensão do estrago provocado em Papua-Nova Guiné pelo deslizamento de terra:

Causas do deslizamento de terra

A tragédia se deu, em partes, por causa da ocupação da região, já que muitas casas foram erguidas próximas ao Monte Mongalo, que desabou na última sexta-feira (24).

No momento, as causas do desmoronamento ainda são investigadas, mas a maioria das suspeitas estão relacionadas às fortes chuvas que atingiram regiões próximas horas antes da tragédia.




Deslizamento de terra causa o soterramento de duas mil pessoas em Papua-Nova Guiné (Imagem: Wolfgang Hasselmann/Unsplash)

Deslizamento de terra causa o soterramento de duas mil pessoas em Papua-Nova Guiné (Imagem: Wolfgang Hasselmann/Unsplash)

Foto: Canaltech

Além disso, cabe considerar que Papua-Nova Guiné está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo do Pacífico). Esta é a área de maior atividade sísmica e vulcânica do planeta. Entretanto, nenhum terremoto foi detectado no local horas antes do deslizamento de terra, o que deve descartar essa hipótese.

Papua-Nova Guiné no Pacífico

Vale lembrar que o país Papua-Nova Guiné é a segunda nação mais populosa do Pacífico Sul, perdendo apenas para a Austrália em termos de ocupação. São 10 milhões de habitantes contra 27 milhões.

No país em desenvolvimento, a economia é basicamente composta pela agricultura de subsistência. Com o predomínio das áreas rurais e poucas estradas, há bastante dificuldade das equipes de resgate se locomoverem pelo país, o que tem dificultado a operação de resgate das vítimas do deslizamento. Por exemplo, os equipamentos mais pesados e escavadeiras para revirar os escombros só chegaram ontem ao local.

Fonte: Lusa  

Trending no Canaltech: