veja um roteiro de sete dias entre Ilhéus e Itacaré

Viagens e Turismo

A Costa do Cacau é um trecho de cerca de 200 km do litoral sul da Bahia que mistura natureza, história e badalação.

Em Ilhéus, você pode descobrir um colorido centro histórico e antigas fazendas de cacau que produzem o próprio chocolate. Depois, hospede-se no animado vilarejo de Itacaré para explorar praias e cachoeiras cinematográficas e embarcar em passeios pelas ilhas da Baía de Camamu.

Veja a seguir nosso roteiro de sete dias para curtir o melhor da Costa do Cacau. Depois, é só falar com seu agente CVC para reservar o voo, os hotéis e os passeios. Nossa sugestão é dormir duas noites em Ilhéus e quatro em Itacaré.

Catedral de São Sebastião, em Ilhéus

Roteiro de sete dias pela Costa do Cacau, na Bahia:

DIA 1:

Pouse no aeroporto de Ilhéus, que recebe voos de várias cidades do país. Depois, vá conhecer o centro histórico da cidade, que ganhou fama nos romances de Jorge Amado. A CVC oferece transfer de chegada seguido de um passeio panorâmico passando pela Catedral de São Sebastião; o Bar Vesúvio, pertencente ao personagem Nacib no livro Gabriela, Cravo e Canela; a Casa de Cultura Jorge Amado; o Palacete do Coronel Misael Tavares, conhecido como o Rei do Cacau; o mercado de artesanato e mais.

DIA 2:

Pela manhã, você pode conhecer algumas das praias de Ilhéus, como a Praia do Cururupe, a 10 km do centro. A paisagem é enfeitada por muitos coqueiros e uma faixa de areia extensa. Depois, você pode conhecer alguma emblemática fazenda de cacau da região, como a Fazenda Provisão, que está nas mãos da mesma família desde o fim do século 19. Ali, além de fazer trilhas, é possível ver a sede, a capela, a plantação e a fermentação das amêndoas.

DIA 3:

Faça check-out no seu hotel e rume a Itacaré (a cerca de 73 km de distância) – você pode contratar um transfer ou alugar um carro no começo da viagem. Em ambos os casos, a CVC tem as melhores tarifas. No caminho, pare para almoçar no simpático vilarejo de Serra Grande e suba ao mirante da Praia Pé de Serra, que proporciona uma das vistas mais famosas da região. À noite, já em Itacaré, você pode conferir o agito do centrinho.

DIA 4:

Embarque no Passeio das 4 praias, vendido pela CVC. Com ele, você faz uma caminhada de 4 km por trilhas entre o mar e a Mata Atlântica, visualizando incríveis paisagens. No caminho, passa pelas belíssimas praias da Engenhoca, Havaizinho e Camboinha. O destino final é a Praia de Itacarezinho, com tempo livre para almoço opcional e banho de mar.

DIA 5:

Contrate o Passeio das Ilhas de Camamu, que começa na cidade de Camamu, a 50 km de Itacaré. Lá, você embarca em uma escuna que navega pela Baía de Camamu, onde estão pequenas ilhas com praias paradisíacas, manguezais, povoados de pescadores, dendezeiros, coqueirais. No fim, há parada no povoado de Barra Grande, na Península de Maraú, com tempo livre para ficar na praia.

DIA 6:

Que tal passar o dia em uma experiência de rafting? É emocionante enfrentar as corredeiras do Rio de Contas em um bote inflável. A divertida atividade estimula o espírito de equipe, desenvolve a liderança, desafia os limites pessoais e valoriza a confraternização. Enquanto rema pelo rio, você admira lindas paisagens de Mata Atlântica. Após o rafting, tem parada para almoço na Fazenda Vila Rosa.

Rafting no Rio de Contas
crédito: Itacare.com

DIA 7:

Último dia para curtir Itacaré. Você pode descansar nas praias próximas do centro, como a da Concha, do Resende e da Tiririca, e fazer compras nas lojinhas locais. Pegue o voo de volta no aeroporto de Ilhéus.

Vamos nessa? Se tiver alguma dúvida, é só visitar alguma de nossas lojas.