veja um passo a passo para obter o documento

Viagens e Turismo

Todo viajante bem informado sabe que para pisar nos Estados Unidos – e poder curtir esse país incrível – é necessário obter um visto de entrada.

O processo tem fama de ser trabalhoso, mas nesse post buscamos desmistificar essa imagem e mostrar que, se o processo for feito corretamente, é bem tranquilo conseguir o tão sonhado visto.

Como tirar o visto americano em 2024:

TIPOS DE VISTO

Pode parecer inacreditável, mas existem 187 tipos de visto para entrar nos Estados Unidos. Os mais comuns são:

B1 – Visitantes a negócios: esse visto é voltado para quem viaja para os Estados Unidos para fazer negócios para empregadores americanos. Não pode ser remunerado e não pode oferecer risco de um trabalhador americano perder o emprego.

B2 – Visitantes a turismo: o mais comum dos vistos, tem validade por 10 anos e, geralmente, permanência máxima de seis meses em solo americano. É destinado a quem fará turismo, tratamento médico e estudos com curta permanência.

C1 – Trânsito: destinado a quem está apenas de passagem pelo país. Por exemplo, se você tem uma viagem para o Caribe, com uma conexão nos Estados Unidos, essa modalidade de visto é exigida. Quem tem visto de turista válido (B2), fica isento.

F1 – Estudantes: outro campeão de solicitações, é voltado para estudantes admitidos em alguma instituição escolar, desde que seja aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições devem ter permissão para processar o formulário I-20, que determina se a pessoa está apta ou não para estudar no país. Além disso, o estudante deve comprovar que possui vínculos no país de origem e ter capacidade financeira para se manter no país, sem poder trabalhar.

H-1 – Trabalho para profissionais formados: indicado para profissionais contratados por empresas americanas para um trabalho temporário no país.

J-1 – Programa de Intercâmbio: cuidado para não se confundir: esse tipo de visto é para estudantes de pós-graduação, estudantes de medicina em busca de especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades e profissionais estagiários. Quem quer fazer um intercâmbio de curta duração deve solicitar o visto de turista (B2).

PASSO A PASSO PARA O VISTO

A primeira etapa do processo é o preenchimento do formulário de visto DS-160, que é voltado para quem deseja o visto de não-imigrante. O requerimento é acessado no site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Reserve ao menos duas horas para o seu preenchimento, pois o formulário é minucioso e qualquer informação errada pode ser a causa de um visto negado. A página está em inglês, mas há um comando que pode traduzir o documento. Para maior segurança, salve o documento a cada etapa e anote o número do formulário, evitando que se tenha que começar tudo novamente. Antes de entregá-lo, faça uma revisão minuciosa item por item. O formulário é individual, ou seja, se uma família for adquirir o visto, cada membro preenche um requerimento diferente.

Após o preenchimento do formulário DS-160, deve-se pagar uma taxa (U$ 185), que fica em um outro sistema: logo, é necessário fazer um novo cadastro. O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito ou boleto bancário.

Somente após o pagamento da taxa é liberado o agendamento da entrevista, que, geralmente, é feita em duas etapas. Primeiramente, é marcado um dia para levar os documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Deve-se levar a confirmação do agendamento, o comprovante do pagamento da taxa e o passaporte válido. No local, colhe-se a digital e tira-se fotos. Por segurança, bolsas e mochilas são proibidas e o celular deve estar desligado. Menores de 14 anos e maiores de 80 anos estão desobrigados de comparecer ao CASV, mas poderão ser chamados para a entrevista no consulado

A entrevista com o oficial do consulado é a última etapa para o almejado visto americano

O momento de maior tensão é a entrevista no consulado, onde serão conferidos os dados fornecidos no formulário DS-160. Ela é feita em português e dura cerca de 15 minutos. Basicamente, o entrevistador vai querer saber se você é uma pessoa idônea, que deseja apenas viajar aos Estados Unidos. Os documentos necessários para essa etapa são: passaporte atual e anteriores, confirmação do formulário DS-160, recibo da taxa consular, documentos que comprovem o vínculo com o país, comprovante de rendimentos e comprovante de que dispõe de recursos para custear a viagem.

Atualmente, há cinco cidades com CASV e consulado: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Cada qual com um tempo diferente de espera, dependendo da demanda. Quem morar mais longe, deve marcar as idas em datas próximas.

O passaporte fica retido e, caso aprovado o visto, os documentos são liberados em até dez dias após a entrevista. Pode-se receber pelo correio ou buscar no CASV (método mais rápido).

Embaixada Americana em Brasília. Crédito: Divulgação

RAZÕES PARA O VISTO SER NEGADO

Pode ficar tranquilo, a grande maioria dos requerentes consegue tirar o visto sem maiores percalços. Entretanto, há algumas situações que levam à negativa ao pedido. São elas:

– Preencher o formulário com o tipo incorreto de visto

– Dar informações erradas/mentir no preenchimento do formulário

– Chegar atrasado para a entrevista

– Não conseguir explicar o que fará nos Estados Unidos

– Esquecer algum documento

– Tratar o oficial de forma ríspida

– Estar inseguro na entrevista

– Dizer que irá trabalhar no país (a menos que esteja solicitando o visto de trabalho)

VALIDADE/RENOVAÇÃO DO VISTO

O visto americano tem validade de dez anos, mas o prazo de permanência, definido pelo oficial de imigração, na entrada nos Estados Unidos, geralmente é de seis meses.

A renovação do visto americano é um pouco mais simples. Caso tenha um visto ainda válido ou que tenha expirado nos últimos 48 meses, não é necessário fazer nova entrevista no consulado, o processo consiste no preenchimento do formulário DS-160 e na entrega dos documentos no CASV. Porém, o visto não pode ter sido perdido/roubado ou o requerente ter sido preso por um crime ou deportado dos Estados Unidos.

 ISENÇÃO DE VISTO

Os Estados Unidos têm um Programa de Isenções de Visto (VWP) com 41 países espalhados pelo mundo. Se um brasileiro tiver dupla cidadania com essas nações, ele fica isento do visto. Entre os países figuram Portugal, Itália, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Chile