veja sinopse, elenco e onde assistir ao filme de ação coreano

Tecnologia

Após sua estreia nas telonas e em festivais internacionais, Oldboy alcançou o status de cult e hoje é lembrado como um dos marcos do cinema sul-coreano. Além da versão no país do K-drama, o mangá de Garon Tsuchiya ainda teve uma adaptação cinematográfica não-oficial lançada na Índia em 2006 e uma oficial, que adapta diretamente o filme de Chan-wook, realizada nos Estados Unidos em 2013 por Spike Lee. Para saber mais sobre o enredo, elenco e repercussão de Oldboy, confira a seguir.

A trama começa em 1988, no dia do aniversário de quatro anos da filha do executivo Oh Dae-su (Min-sik). Porém, ao invés de estar em casa, Dae-su é detido pela polícia por estar bêbado e causar desordem na rua. Quando é retirado da delegacia por um amigo, o executivo é sequestrado e mantido em cárcere privado em um estranho quarto de quitinete. Pela TV, ele descobre que sua esposa foi assassinada e que ele é o principal suspeito.

Em fevereiro de 2020, o jornal britânico The Guardian classificou Oldboy como um dos 20 melhores filmes modernos do cinema sul-coreano. Ocupando a 3ª posição, o título ficou atrás de Parasita (2019) e A Criada (2016), respectivamente. Roger Ebert (1942 – 2013), um dos críticos mais influentes do cinema, deu 4 de 4 estrelas em sua resenha para o jornal Chicago Sun-Times, alegando que Oldboy é poderoso por “desnudar as profundezas do coração”.