Trump pode recorrer da condenação? Entenda

Distrito Federal

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode recorrer da condenação, decidida nesta quinta-feira (30).

É provável que Trump apresente argumentos que Juan Merchan — juiz que preside o caso — rejeitou antes do julgamento, inclusive que o indiciamento é legalmente falho e politicamente motivado.

Também é provável que ele argumente que Merchan o privou de um julgamento justo ao cometer erros jurídicos, inclusive ao permitir o depoimento de uma atriz pornô que disse ter tido relações sexuais com Trump – depoimento que seus advogados disseram ser gratuito e destinado a inflamar o júri contra ele.

A defesa provavelmente argumentará que as acusações em si foram legalmente impróprias. A falsificação de registros comerciais por si só é uma contravenção em Nova York, mas é elevada a crime quando feita para ajudar a cometer ou ocultar outro crime. Nesse caso, o escritório do promotor Alvin Bragg disse que esse outro crime era uma conspiração para violar uma lei eleitoral estadual.

Mas os advogados de Trump argumentam que a lei estadual não se aplica a eleições federais.

Primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime, Trump permanecerá em liberdade enquanto aguarda a sentença e poderá evitar totalmente a pena de prisão por falsificar documentos para encobrir um suborno a uma atriz pornô.

*Com informações da Reuters