Transparência: por que é importante?

Saúde e Bem-estar


Por:



Agnes Santos e Dominic Biffi

Você tem dúvidas sobre como deixar sua organização mais transparente?

Ou porque sua organização deve dar atenção a esse tema?


Nesse artigo, iremos apresentar informações gerais e dicas de como tornar sua organização mais transparente de forma rápida e eficaz.






Mas afinal, o que é transparência?






Transparência é um termo utilizado para se referir a visibilidade do trabalho da organização por pessoas internas e externas, a fim de que as pessoas conheçam as ações, a equipe, a gestão dos recursos, participem e se engajem com a causa e seus resultados.



Por envolver diversas partes interessadas, a transparência é um dos temas que mais preocupa as organizações, já que prestam um serviço para a sociedade, utilizando muitas vezes, doações de pessoa física e da iniciativa privada.

Além disso, quando em parcerias com o poder público, se torna um requisito legal (


Lei 13019 – Marco Regulatório¹


). 



Sabemos que no cotidiano, as responsabilidades se acumulam e, por vezes, a transparência pode ficar em segundo plano, mas pode ser um fator fundamental para o engajamento do público e para manter ou aumentar a captação de recursos da organização.

Segundo a pesquisa




Brasil Giving Report 2020²,




 os



fatores que mais incentivariam a doação



ao longo do próximo ano,  seriam:



“saber com certeza como o dinheiro é gasto”



(43%) e



“mais transparência no terceiro setor/organizações sociais”



(36%)”.






E como posso deixar minha organização mais transparente?



Separamos algumas dicas que podem contribuir para as melhorias da transparência na sua organização. Entendemos que cada ONG possui uma maturidade e as dicas abaixo podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada uma.

Vamos lá:




1. Utilize um site para concentrar as informações!






O site é uma das formas mais claras de divulgação e concentração das informações da ONG. O ideal é criar uma página/aba para a transparência para facilitar o encontro dos documentos.


Pense como os potenciais doadores: quando eles ficam sabendo de uma ação da sua ONG, e procuram no google, ter um site claro com todas as informações lá, dá confiança ao doador para acompanhar e doar para sua organização.


Hoje é possível



criar sites por meio de uma conta Google



de forma gratuita, é acessível e fácil de editar.



Neste vídeo



você encontra uma explicação geral sobre a criação de um site google e as principais ferramentas que você pode utilizar.


Caso a organização queira, também é possível comprar o domínio do site por um valor acessível – o domínio é o termo que se usa para o nome do site, a forma que ele aparece no link.




Exemplo:






sites.google.com/phomenta.com.br





Personalizado:






www.phomenta.com.br



Neste link



você encontra o passo a passo de como editar e comprar um domínio personalizado.





Página de Transparência da organização Unibes – Certificada pela Phomenta em 2019³

Página de Transparência da organização Minha Campinas – Certificada pela Phomenta em 2017⁴


2. Mantenha o site atualizado!



 

Quando uma pessoa se interessa pela ONG e acessa o site, ela espera encontrar informações e documentos atualizados. Informações desatualizadas podem gerar uma desconfiança ou uma impressão de que a organização não está em funcionamento. Os principais documentos da aba transparência que devem ser atualizadas são:



  • Estatuto;

  • Relatório de Atividades; 

  • Documentos contábeis oficiais.


Além dos documentos, outras informações precisam estar atualizadas e presentes no site da organização:

  • Missão e atividades:



    descrever brevemente as atividades que realizam e o público de interesse de cada uma delas.

    Deixar a Missão descrita de forma clara, preferencialmente na primeira página do site, sempre alinhada com as atividades que vocês realizam.



  • Equipe:



    como conhecer a organização sem conhecer o time que faz as atividades acontecerem?  Aqui incluímos colaboradores, voluntários e membros da Diretoria e Conselho – adicionar o tempo de vigência do mandato.

  • Parceiros:



    divulgar os parceiros no site, além de ser uma forma de divulgar o trabalho deles, abre espaço para que outras empresas/institutos se interessem por possíveis parcerias.


  • Formas de contato:



    e-mail (que seja visto regularmente) e telefone.



Outras informações podem ser customizadas de acordo com o trabalho de cada organização. Voluntariado e doação podem ser temas que chamam atenção das pessoas para acessar o site.

Essas informações devem estar claras – vagas de voluntariado, atividades do voluntário, e-mail para contato e dados bancários para doação.


3. Mantenha as redes sociais atualizadas!





As redes sociais são uma forma de manter contato com o público, divulgar ações e manter as pessoas engajadas no trabalho desempenhado pela organização. E para que o contato com o público possa ser contínuo,



a atualização das redes é extremamente necessária.


 

Redes desatualizadas podem dar a impressão de que a OSC deixou de funcionar, ou que está com suas ações em pausa. Para que seu público saiba que vocês seguem em funcionamento e ativos, é importante que as redes sociais mostrem essas atividades. 



O


Instagram e Facebook


permitem que os chamados “seguidores” compartilhem e divulguem com mais facilidade fotos, publicações e campanhas realizadas pela ONG, seja sobre as atividades ou alguma forma de captar recursos (sorteios, eventos, bazar). Além de poder ser usado como uma forma de prestar contas. Por exemplo,



compartilhar uma foto da chegada de uma nova doação de algum parceiro, ou até mesmo mostrar o andamento daquela reforma que foi custeada pelo apoio dos doadores.



 

Já o


Linkedin


é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais e permite que a organização esteja em contato direto com empresas, facilitando possíveis parcerias e pro bono (profissional que coloca o conhecimento profissional a serviço da organização, sem cobrar por isso).



Quanto mais as redes estiverem atualizadas, com publicações frequentes e troca entre organização e público, maior a probabilidade de divulgação e alcance de novos seguidores e possíveis parceiros.   



Uma das plataformas que pode ser utilizada para montar imagens e publicações de forma rápida e gratuita (possuem uma versão paga com mais opções) para as redes sociais é o



Canva


, um editor que possui modelos específicos para publicações, além de opções para pôsteres, gráficos e ilustrações. 


4. Benefícios de manter a “casa em ordem!”



Manter o site e as redes sociais atualizadas é uma forma de estimular que os processos e documentos se mantenham organizados. Isso auxilia na organização interna, e faz com que as informações estejam à mão caso precisem para inscrição em algum edital ou em alguma certificação. Com um fluxo estabelecido para as atualizações das redes e os conteúdos preparados para tal, é possível ter maior gestão do trabalho, permitindo, inclusive, que a OSC tenha um arquivo das ações realizadas, o que sempre ajuda naquele momento em que é preciso elaborar relatórios ou levar resultados para as reuniões com Conselhos, parceiros e doadores. 



Agora você já sabe as



principais etapas para deixar a transparência da sua organização ainda melhor e mais atualizada


, gerando confiança e vínculo com quem acessa seu site e redes sociais.



Lembre-se também que é importante conhecer o público que acessa suas redes e seu site, para que vocês consigam definir o público alvo. Por exemplo: as informações para o Instagram podem ser diferentes das informações que vão para o Linkedin. Assim, fica mais fácil entender quais informações precisam ser divulgadas e como desenvolver uma comunicação mais estratégica com características distintas. 

A Transparência é um dos princípios avaliados na



Certificação da Phomenta


, que tem como objetivo acompanhar a organização em uma Jornada de aprendizado,  avaliando processos internos e contribuindo com recomendações de boas práticas, para uma gestão mais moderna e eficiente.

Confira no site da Phomenta mais informações da nossa Certificação, os princípios avaliados e os critérios de avaliação!




Referências:


¹Lei Nº 13.019/2014. Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Disponível em: Acesso em: 2 nov. 2020.

²IDIS. Brasil Giving Report 2020. Disponível em: Acesso em: 2 nov. 2020.

³UNIBES. Transparência. Disponível em: Acesso em: 3 nov. 2020.

⁴MINHA CAMPINAS. Transparência. Disponível em: Acesso em: 3 nov. 2020.