Tesla pode cancelar carro elétrico de baixo custo; entenda

Tecnologia

A Tesla teria cancelado os planos de lançar um carro elétrico de baixo custo, algo há muito tempo prometido pela montadora para impulsionar crescimento e vendas globalmente. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pela Reuters.

Leia mais:

Tesla barato fora dos planos?

  • Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias, a decisão representa o fim de um objetivo de longa data da Tesla.
  • Vale recordar que Elon Musk sempre disse que a missão da empresa era lançar carros elétricos acessíveis.
  • O plano, conforme anunciado pelo empresário em 2006, era usar o lucro obtido com a venda de EVs de luxo para financiar um projeto de carro de baixo custo.
  • Essa promessa foi confirmada repetidamente por Musk. Em janeiro deste ano, o bilionário chegou a confirmar o início da produção do Tesla “baratinho”, apelidado de Model 2, para o segundo semestre de 2025.
Imagem: Sheila Fitzgerald/Shutterstock

O que diz a empresa

A Tesla não confirmou nenhuma decisão oficialmente. O CEO Elon Musk postou no X (antigo Twitter) que a “Reuters está mentindo“, mas não forneceu detalhes.

Fontes disseram à Reuters que a decisão de descartar o Model 2 foi anunciada em fevereiro em uma reunião interna. O plano da montadora seria apostar as fichas em robotáxis (taxis autônomos) baseados no modelo de baixo custo. O cronograma e o modelo de negócios da Tesla para robotáxis permanecem em segredo.

Tesla
Imagem: Nadezda Murmakova/Shutterstock

A decisão, se confirmada, chega em um momento de forte concorrência da Tesla com veículos de origem chinesa, muitos custando menos que o prometido EV de baixo custo, conhecido internamente pelo código NV91.

Mensagens da empresa analisadas pela Reuters também mostram referência ao codinome. Uma delas, enviada em 1⁠º de março, dizia que “fornecedores deveriam interromper todas as atividades futuras” relacionadas ao NV91.

Qual o Tesla mais barato?

Atualmente, o Tesla mais acessível é a versão de entrada do Model 3, vendida a partir de US$ 39 mil nos Estados Unidos. O modelo mais básico tinha a promessa de chegar ao mercado por US$ 25 mil.