Tarcísio: “Mais provável“ na renegociação da dívida de estados é redução para IPCA mais 2%

Distrito Federal

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a dizer, nesta terça-feira (28), que as tratativas com o governo federal para a renegociação da dívida dos estados tem acontecido sem maiores dificuldades e que o cenário também é positivo no Congresso.

Segundo ele, a “negociação corrente”, e a “mais provável”, é a redução do encargo do nível atual do indexador de IPCA mais 4% ao ano para IPCA mais 2% ao ano.

“Existe uma boa vontade do Congresso … tem todo o cenário para essa renegociação ser construída”, afirmou Tarcísio, em coletiva de imprensa após pronunciamento no Summit Mobilidade.

Segundo o governador, ainda não existe uma data para o projeto ir ao Legislativo. “O Congresso tem o tempo dele, e veio no meio do caminho essa situação do Rio Grande do Sul, que obviamente está todo mundo consternado e empenhado em fazer o melhor, e a gente tem que, com paciência, esperar o momento certo de fazer essa preposição”, afirmou.

Tarcísio também fez um elogio à atuação do ministro da Economia, Fernando Haddad, nas tratativas do tema. “Ele tem ajudado muito e tem sido muito colaborativo nessa discussão. ele viu que essa discussão faz sentido”, pontuou.