Suplementos com cogumelos prometem turbinar a mente: entenda como funcionam

Esportes

Por que os cogumelos?

Nem todos os cogumelos têm ação nootrópica. Mas muitos sim, como alguns que vou citar, e que se tornam uma opção natural e mais barata do que outros medicamentos comerciais usualmente indicados —você não deve abandonar um tratamento indicado por seu médico para usar um cogumelo, ok?

Cordyceps: este fungo é valorizado por suas propriedades energéticas e de resistência. Pode melhorar o fluxo sanguíneo e a utilização de oxigênio, potencialmente beneficiando a função cognitiva através da melhor circulação cerebral. O cordyceps é um dos mais usados e buscados pelos gamers e também atletas de esportes do longa duração, ultramaratonistas, por exemplo.

Lion’s Mane (Hericium erinaceus): vem sendo estudado por seus possíveis benefícios para a saúde cerebral. Estudos sugerem que pode promover a produção de fatores de crescimento nervoso (NGF), que são essenciais para o crescimento, manutenção e sobrevivência dos neurônios. Pode melhorar a memória e proteger contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Reishi (Ganoderma lucidum): pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que indiretamente pode beneficiar a função cognitiva. Também pode ter efeitos neuroprotetores.

Psilocybe: cogumelos contendo psilocibina, um composto psicodélico, são estudados por seus efeitos na mente. Não são nootrópicos tradicionais, mas em doses controladas e em contextos terapêuticos, em ambiente controlado por profissionais, podem promover a neuroplasticidade e melhorar o bem-estar emocional, o que pode indiretamente melhorar a cognição.