Sua ONG do Zero – Posso abrir uma ONG com endereço residencial?

Saúde e Bem-estar

Toda organização precisa ter um endereço físico para fins de arrecadação fiscal, e com as ONGs não é diferente. Todavia, existe a possibilidade de registrar o seu próprio domicílio como a sede da instituição: você pode realizar uma consulta de viabilidade de domicílio e informar que sua organização oferece serviços que não necessitam de um espaço físico – tais como aulas de esportes em quadras e campos, educação profissionalizante virtual etc.



É bom ter em mãos o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do seu imóvel, em dias, pois poderá ser necessário para seguir com o registro da sua residência.




Leia agora:


Checklist para abrir uma OSC

.



Lembre-se: ao descrever a




finalidade




da sua ONG, é preciso estar explícito que



se trata de uma organização sem finalidade econômica


, ou seja, que não é uma empresa que vai praticar atos de comércio com o objetivo de obter lucro e dividir entre os sócios os resultados positivos.



Como sabemos, as ONGs não atuam com o objetivo de lucrar, mas ainda assim é importante destacar a diferença entre lucro e superávit. Enquanto o lucro é o resultado positivo de uma atividade comercial, o superávit significa que após o pagamento das despesas a organização não ficou no vermelho: ainda sobrou um dinheirinho que poderá ser investido nos projetos.





Veja também:


7 requisitos que não podem faltar no estatuto da sua OSC



Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com seus amigos.






Revisão: Daiany França e Flávia D’Angelo (Phomenta).



Palavras chave: sua ong do zero, criar sua ong do zero, criar uma ong, criar uma ong do zero, sua osc do zero, criar sua osc do zero, criar uma osc, criar uma osc do zero.