Sony PlayStation passará a ter dois CEOs; entenda o motivo

Tecnologia

A Sony definiu quem vai ocupar o lugar do antigo presidente da divisão da empresa que cuida do PlayStation. E, para substituir Jim Ryan, que deixou o cargo em março, a companhia escolheu dois profissionais.

Segundo comunicado à imprensa, a partir de 1º de junho de 2024, Hideaki Nishino será CEO do Platform Business Group da Sony Interactive Entertainment (SIE), e Hermen Hulst será CEO do Studio Business Group da SIE.

Leia mais

“Esses dois líderes terão responsabilidades claras e administrarão a direção estratégica para garantir que o foco permaneça no aprofundamento do envolvimento com usuários existentes do PlayStation e expansão de experiências para novos públicos”, disse o texto.

Tanto Nishino quanto Hulst vão se reportar ao CEO interino Hiroki Totoki.

Imagem: Reprodução/Site oficial da Sony

Novas e antigas funções dos CEOs da Sony PlayStation

  • Como atual vice-presidente sênior do Platform Experience Group, Nishino já está integrado às operações de hardware e tecnologia do PlayStation.
  • Em sua nova função, a Sony diz que ele “continuará a ser responsável pela tecnologia, produtos, serviços e experiência de plataforma”.
  • Já Hulst terá algumas funções novas – ele que é o atual vice-presidente sênior e chefe dos estúdios PlayStation.
  • Além de desenvolver conteúdo para os consoles, ele também cuidava da chamada PlayStation Productions.
  • É a empresa que faz o meio-campo entre games e o cinema.
Hermen Hulst ao lado do lendário Hideo Kojima – Imagem: Reprodução/X (antigo Twitter)
  • A PS Productions foi a responsável, por exemplo, por intermediar a chegada de The Last of Us ao streaming.
  • Em sua nova função, Hulst também será responsável agora pelo desenvolvimento, publicação e operações comerciais do conteúdo original da Sony Interactive Entertainment.
  • Ele comemorou a promoção nas redes sociais:

Um começo de ano conturbado

O anúncio oficial dos dois novos CEOs ocorre em meio a um começo de ano agitado para a indústria dos games.

Em fevereiro, a Sony anunciou que cerca de 900 funcionários do PlayStation – o correspondente a 8% de todo o pessoal – seriam demitidos. Além disso, a empresa decidiu fechar o estúdio que possui em Londres.

O comunicado de imprensa de agora afirma que a nova estrutura foi estabelecida para proporcionar um “crescimento sustentável”.

Lembrando que a Sony já havia anunciado a aposentadoria de Jim Ryan em setembro do ano passado. A saída oficial dele, no entanto, ocorreu apenas em março.

O ex-todo poderoso foi um dos responsáveis por expandir o domínio da empresa na Europa, embora estivesse morando nos Estados Unidos por causa da profissão. E foi justamente essa saudade de casa que o fez sair. Ao comunicar sua decisão, Ryan disse que ficou muito tempo longe de casa – foram 30 anos na América do Norte.

As informações são do Engadget.