Renault retoma produção de Kardian e Kwid após greve em maio

Entretenimento

Fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) também produz os modelos Stepway, Logan, Duster, a van Master e a picape Oroch




Produção do Renault Kardian em São José dos Pinhais (PR)

Produção do Renault Kardian em São José dos Pinhais (PR)

Foto: Renault/Divulgação

Depois de quase um mês em greve, a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) teve a produção retomada na última quarta-feira, 5. A montadora francesa e a Horse, que produz os motores utilizados pelos carros da Renault, chegaram a um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A fábrica paranaense produz atualmente os modelos Kwid, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Kardian, além do comercial Master.

De acordo com a Renault, cerca de 16 mil carros deixaram de ser produzidos durante a greve, que durou 29 dias. Além disso, a paralisação também afetou as vendas da marca francesa em maio. Com 7.302 unidades vendidas no último mês, a Renault teve uma queda de 35,8% em relação aos números de abril.



Renault Kardian Première Edition

Renault Kardian Première Edition

Foto: Renault / Guia do Carro

Apesar disso, a pausa na greve ainda é temporária. Segundo o sindicato local, a Renault seguirá em negociações com uma nova proposta para o pagamento de reajustes, melhores condições de trabalho e a Participação de Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários. A fábrica conta atualmente com cerca de 5 mil trabalhadores. 

Na última semana, o Tribunal Regional do Trabalho manteve a decisão de que a greve era ilegal e determinou a retomada da produção, o que não ocorreu até a suspensão da liminar contra o movimento grevista e a nova proposta de negociações por parte da Renault. Uma nova assembleia deve ser realizada nos próximos dias para confirmar o fim da greve.

Para os próximos anos, a Renault ainda pretende lançar um novo SUV médio no país, assim como produzir o motor 1.3 turbo flex em versão híbrida. Até 2027, a montadora francesa vai lançar ao menos 8 novos carros no Brasil, que incluem as novas gerações de Oroch, Kangoo e o Kardian já produzido desde o início deste ano. Para isso, vai investir R$ 2 bilhões na modernização da fábrica paranaense.