Relembre a história do meme da cachorra Kabosu, a “Doge“

Distrito Federal

Kabosu, cachorra da raça Shiba inu que originou o meme “Doge” morreu nesta sexta-feira (24). Utilizando uma foto que sua tutora publicou em 2010, o cão virou protagonista de montagens na internet, ícone de criptomoeda e um NFT milionário.

Sem intenção de tornar a imagem de seu animal de estimação um personagem da internet, a japonesa Atsuko Sato fez uma série de fotos de Kabosu para publicar em seu blog pessoal. Entretanto, desde 2013, a cachorra vem sendo usada como cara da Dogecoin, moeda digital que chamou a atenção de Elon Musk — que virou um de seus maiores apoiadores.

Na foto original, a Shiba inu está sentada de pernas cruzadas em um sofá e aparenta ter uma expressão de surpresa e desconfiança. A cachorra foi adotada em um abrigo, alguns anos antes, e sua dona disse no Instagram que “nunca, em um milhão de anos, eu teria imaginado o impacto que minha sessão de fotos de Kabosu teria na internet. É um momento que evoluiu e ganhou vida própria na última década — sendo compartilhado milhões de vezes e criando uma comunidade inteira em torno do meme Doge”.

Em 2021, o NFT — chave eletrônica criptografada que funciona como um certificado de propriedade intelectual muito usada para itens colecionáveis — com a imagem da cachorrinha foi vendido em um leilão por aproximadamente R$ 20 milhões. Na época, foi considerado o meme mais caro já vendido com esse formato.

A criptomoeda inspirada na foto — a Dogecoin — foi criada pelos programadores Billy Markus e Jackson Palmer que idealizaram uma moeda virtual divertida para alcançar um público mais amplo do que o Bitcoin.

Ela continua sendo usada para transações online e em arrecadações de fundos e doações, se diferenciando por ter baixas taxas de transação. Mostrando apoio, em maio de 2021 Elon Musk fez uma enquete com seus milhões de seguidores no Twitter sobre se a Tesla deveria aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.

O nome “Doge” se originou no programa de marionetes “Homestar Runner” de 2005 em um episódio em que o personagem Homestar vai soletrar cachorro em inglês (dog) e coloca um “e” a mais no final da palavra, formando “Doge”, meme de Kabosu.