Recurso do Apple Watch pode salvar usuários de afogamento

Tecnologia

Um novo pedido de patente da Apple pode indicar um potencial novo recurso SOS de Emergência no Apple Watch para ajudar a salvar os usuários de afogamento. De acordo com o Patently Apple – site de notícias e rumores sobre propriedades intelectuais da Apple -, a patente descreve que o relógio poderia detectar “comportamentos irregulares” e transmitir pedidos de ajuda automaticamente.

Entenda:

  • A Apple entrou com um pedido de patente para um novo recurso no Apple Watch destinado a salvar usuários de afogamentos;
  • Conforme divulgado pelo Patently Apple, o recurso permitiria que o relógio detectasse “comportamentos irregulares” e transmitisse pedidos de ajuda automaticamente;
  • Em casos de perigo, os alertas poderiam ser enviados para dispositivos de amigos e familiares ou para sistemas de detecção de afogamento existentes no local, alertando os salva-vidas;
  • O Apple Watch já conta com a capacidade de detectar e responder a quedas, acidentes de veículos e problemas cardíacos.

No pedido, a empresa destaca a necessidade de respostas rápidas em casos de afogamento, e ainda pontua que, apesar de algumas piscinas contarem com sistemas de câmeras subaquáticas para detectar problemas com nadadores, eles são caros e pouco confiáveis.

“É necessário uma solução mais simples e econômica para os sistemas de prevenção de afogamento, que possa ser implementada em todos os tipos de piscinas de água doce, incluindo piscinas públicas e privadas e também piscinas naturais (por exemplo, lagos, lagoas, etc.) onde câmeras subaquáticas seriam impraticáveis ​​de instalar”, diz o pedido.

Leia mais:

Apple Watch poderia enviar alertas em casos de afogamento

Mulher mexendo em Apple Watch após fazer exercício
(Imagem: blackzheep/Shutterstock)

A empresa ainda explica que o novo recurso seria capaz de detectar mais tipos de problemas. Ao observar, por exemplo, um usuário que não é nadador em uma parte mais profunda da água, o relógio poderia enviar um alerta automaticamente em vez de aguardar por sinais de perigo.

Esses alertas poderiam ser enviados tanto para outros dispositivos – como os de amigos e familiares presentes na piscina – quanto para sistemas de detecção e alarme de afogamento existentes no local, alertando os salva-vidas.

Atualmente, os Apple Watches já contam com a capacidade de detectar e responder a quedas, acidentes de veículos e problemas cardíacos.