Quem é Lookman, autor de hat-trick que levou Atalanta à glória na Europa League

Esportes

A final da Europa League disputada nesta quarta-feira (22) entre Atalanta e Bayer Leverkusen mal tinha passado da metade do primeiro tempo e o nigeriano Ademola Lookman já tinha marcado dois gols. Ele ainda fez um golaço na segunda etapa, fechando o famoso ‘hat-trick’.

O atleta de 26 anos teve uma carreira, até aqui, de altos e baixos. Apesar de ainda ser jovem, já rodou bastante. Soma passagens por seis clubes, com muitos empréstimos no meio do caminho.

A trajetória chegou ao auge nesta quarta. Os três gols na decisão trouxeram o título, justificaram as expectativas criadas quando surgiu para o futebol e acabaram com uma fama incômoda.

Promessa no início da carreira

Lookman nasceu na Inglaterra. Em 2020, fez parte e, mais do que isso, foi titular do elenco campeão da Copa do Mundo sub-20 de 2017, disputada na Coreia do Sul, tendo Calvert-Lewin, do Everton, como parceiro na frente.

Aquela geração inglesa criou expectativas nos torcedores, mas poucos vingaram. O atacante já não pode mais ser convocado para o English Team. Em 2020, se naturalizou nigeriano, onde nasceram seus pais, e, desde 2022, defende a seleção africana.

A disputa do Mundial sub-20 não foi o único momento da carreira em que Lookman se deparou com a pressão de ser uma promessa. Revelado pelo Charlton, em 2015, foi vendido ao Everton dois anos depois e teve de carregar esse status novamente.

A passagem pelos Toffees, porém, decepcionou. Foram apenas quatro gols marcados em 48 jogos.

Empréstimos

O fato de não vingar logo de cara fez com que Lookman passasse a conviver com empréstimos.

Do Everton, foi cedido ao RB Leipzig, da Alemanha, que chegou a comprá-lo em 2019. O time alemão voltou a emprestá-lo — primeiro para o Fulham, da Inglaterra, e depois para o Leicester, também inglês.

Em 2022, o atacante foi comprado pela Atalanta por 9,35 milhões de euros (pouco mais de R$ 52 milhões).

Fama de pé-frio acaba

Lookman, que ainda não havia conquistado título no futebol profissional, chegou a carregar, neste ano, uma certa fama de pé-frio.

Em fevereiro, foi vice-campeão da Copa Africana de Nações, perdendo a final para a Costa do Marfim, por 2 a 1. Na última quarta-feira (15), mais uma decepção: a derrota por 1 a 0 para a Juventus, na Copa da Itália, que decretou mais um vice em 2024.

Com categoria e três gols nesta quarta, Lookman chutou para longe a fama e garantiu o primeiro título europeu da Atalanta.