Quem é a tenista de 17 anos que eliminou Sabalenka, nº 2 do mundo, e está na semifinal de Roland Garros

Esportes

A jovem tenista russa, de apenas 17 anos, Mirra Andreeva chocou o mundo do tênis ao vencer Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, nas quartas de final de Roland Garros, torneio disputado em Paris, na capital da França, e que tem transmissão ao vivo de todas as quadras pela ESPN no Star+.

Andreeva, que ocupa a 38ª posição no ranking da WTA, aproveitou que Sabalenka estava sofrendo com alguns problemas físicos na partida, e derrotou a favorita por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/4 e 6/4 em quase duas horas e meia de partida na Philippe-Chatrier, quadra principal do Aberto da França.

A tenista de 17 anos se tornou a jogadora mais jovem a se classificar para uma semifinal de um Grand Slam, categoria de torneio mais importante do circuito do tênis, desde 1997, quando Martina Hingis foi campeã do US Open.

Mas quem é Mirra Andreeva?

Mirra Andreeva nasceu em Krasnoyarsk, cidade de 900 mil habitantes na região da Sibéria na Rússia, mas começou a jogar tênis aos 6 anos de idade em Sochi. A jovem russa dividia a quadra e os treinos com a irmã dois anos mais velha, Erika Andreeva, que também disputa o circuito profissional.

Em 2022, com 14 anos, Mirra junto com Erika mudou-se para Cannes, na França, quando as duas passaram a trenar com os famosos treinadores franceses Jean-René Lisnard e Jean-Christophe Faurel.

Nesse ano, ela já começou a disputar torneios profissionais, focando mais no circuito ITF, um nível abaixo da WTA, e com uma participação pontual na elite do tênis no WTA 250 de Monastir, mas perdeu na 1ª rodada.

No ano seguinte, Mirra Andreeva foi vice-campeã de simples do Australian Open juvenil, em janeiro, e começou em 2023 já no top 300 do ranking. Nessa mesma temporada, Andreeva fez sua estreia nas chaves principais de Roland Garros, Wimbledon e US Open. Ao final do ano, ela chegou a ocupar a 46ª posição do ranking. A russa foi eleita a revelação de 2023 pela WTA.

Nessa temporada, Andreeva continuou impressionando o mundo do tênis e, atualmente, ocupa a 38º lugar do mundo. Ela é a tenista mais jovem dentro do top 100. Até essa edição do Aberto da França, sua melhor participação em um Grand Slam era em Wimbledon quando chegou até as oitavas de final

Além de ser a tenista mais jovem em uma semi de major desde Hingis em 1997, Mirra também se tornou a jogadora mais nova a vencer uma tenista do top 2 do ranking em Roland Garros desde Monica Sales, então com 16 anos, eliminar nº 1 do mundo Steffi Graf em 1990.

A vitória sobre Sabalenka foi a primeira da adolescente sobre uma tenista do top 5.No entato, Andreeva já tinha aprontado para cima de outras gigantes como Ons Jabeurs no Australian Open no começo desse ano e Marketa Vondrousova em abril no WTA 1000 de Madri.

Atualmente, Mirra é treinada pela campeã de Wimbledon Conchita Martínez e já acumulou uma premiação de 1.3 milhões de dólares, algo em torno de 6,9 milhões de reais. A irmã, Erika, ocupa a 100ª posição do ranking da WTA e seu ápice, até então, foi em março, quando ocupava o 94º lugar.

Agora, Mirra Andreeva enfrenta a Jasmine Paolini, tenista italiana de 28 anos. A russa também é considerada a zebra do confronto contra a cabeça de chave número 12, mas depois do que ela aprontou diante de Sabalenka na Phillipe-Chatrier, fica difícil duvidar da grande revelação do tênis.