professoras incentivam leitura desde cedo

Saúde e Bem-estar

Hoje, Dia Nacional do Livro Infantil, professoras enfatizam importância de incentivar crianças a lerem desde cedo

“Os livros infantis e o incentivo à leitura proporcionam muitos impactos positivos às crianças”, defendem professoras. A afirmação é ainda mais enfatizada hoje, 18 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2022 e homenageia e celebra a Literatura Infantil brasileira e seus mais diversos autores. 

Por que o Dia Nacional do Livro Infantil é no 18 de abril?

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”.

Portanto, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.

Importância do Livro Infantil

Flavia Cristina Galvani, professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Unidade Taquaral do Colégio Oficina do Estudante revela que a leitura é indispensável em todas as faixas etárias. Segundo ela, as pessoas leem muito antes de aprender o que é um sistema de escrita. 

Segundo a profissional analisa, ler para um bebê pode trazer incontáveis benefícios, tais como: reconhecimento de sons, palavras e padrões de linguagem, o que é fundamental para o desenvolvimento da fala.

A leitura amplia e proporciona uma série de interações e experiências sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.”

Flavia Cristina Galvani

Para a professora, os livros infantis e o incentivo à leitura proporcionam muitos impactos positivos às crianças, e esses impactos geram segurança, um fator primordial para que façamos nossas tentativas.

Ao ler, a criança cria laços com a história e os personagens. Além disso, ela desenvolve habilidades visuais, auditivas, táteis e motoras ao ouvir, ver e manusear um

livro.




Professora Flavia Galvani com seus alunos/

Professora Flavia Galvani com seus alunos/

Foto: divulgação Oficina do Estudante / Brasil Escola

Leitura em sala de aula

Flavia comenta que, ao passar uma página, a criança já trabalha um movimento importantíssimo que será fundamental para que pegue corretamente no lápis. Fora a ampliação de repertório, a construção da interpretação de narrativas, o contato com rimas, as parlendas, desenvolvimento de mundo, percepção de diferentes imagens.

“Quando lemos para uma criança em sala de aula, habilidades como esperar a vez para falar, postura, atenção são habilidades que, gradualmente, conseguimos observar sendo construídas e tudo isso ajuda no desenvolvimento global das crianças”, esclarece a professora.

Flavia enxerga seu papel de educadora como extremamente importante nessa missão de incentivar a leitura.

“Ao ler, são desenvolvidos vínculos afetivos, por meio do contato físico e visual, a suavidade da voz, a preparação do ambiente, a escolha da história, como são as imagens, se será com ajuda de fantoche. São infinitas as possibilidades para ganhar a atenção das crianças e, consequentemente, ressalta a diversidade de abordagens que podem ser utilizadas para cativar a atenção delas durante a leitura.”

Por Silvia Tancredi

Jornalista