“Portas estão abertas”, diz ministro russo sobre Brics

Notícias e Atualidades

Os países que desejam ingressar no Brics devem estar dispostos a cooperar com o princípio da igualdade soberana dos estados. Isso foi afirmado pelo Ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, em uma reunião do Conselho Empresarial, do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

“Agora, uma ordem mundial multipolar está sendo formada. Isso implica respeito à diversidade dos povos do mundo, seu direito de determinar suas próprias formas e modelos de desenvolvimento. E a unificação nesse sentido desperta cada vez mais interesse, respeito e desejo de trabalhar em conjunto. Repito que as portas estão abertas para os representantes dos mais diversos sistemas econômicos e políticos e macrorregiões”, afirmou Lavrov.

Ele observou que, após a adesão de cinco novos estados membros, em 1º de janeiro de 2024, os países do Brics cobrem mais de 30% da massa terrestre e abrigam 45% da população mundial — cerca de 3,6 bilhões de pessoas. Eles também respondem por mais de 40% da produção total de petróleo e por cerca de um quarto das exportações de mercadorias do mundo.

Para ler a reportagem completa acesse TV Brics, parceiro do Metrópoles.