Plano de ajuda aos animais resgatados nas inundações é lançado no Rio Grande do Sul

Saúde e Bem-estar

O governo do Rio Grande do Sul lançou na última sexta-feira (31) o Plano Estadual de Ação à Resposta à Fauna, uma iniciativa emergencial destinada a proporcionar suporte aos animais resgatados durante as recentes inundações. A iniciativa visa garantir que os pets encontrem novos lares, se reúnam com seus tutores ou sejam acolhidos em lares […]

O governo do Rio Grande do Sul lançou na última sexta-feira (31) o Plano Estadual de Ação à Resposta à Fauna, uma iniciativa emergencial destinada a proporcionar suporte aos animais resgatados durante as recentes inundações. A iniciativa visa garantir que os pets encontrem novos lares, se reúnam com seus tutores ou sejam acolhidos em lares temporários.




Foto: Rafa Neddermayer / Agência Brasil / Porto Alegre 24 horas

O plano, elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, define ações e responsabilidades para o cuidado de animais domésticos, silvestres e de produção. Até o momento, mais de 12,5 mil animais foram resgatados pelas equipes de resposta da Defesa Civil.

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) será um parceiro crucial, coordenando as ações de busca, resgate e salvamento de animais, além de organizar operações em abrigos temporários. O plano foi desenvolvido em colaboração com voluntários do GRAD-Brasil, Arcanimal, a empresa de microchipagem AnimallTag, e o site Pet RS.

Ferramenta Virtual

Uma plataforma multifuncional foi criada para facilitar a gestão e o cuidado dos animais resgatados. Esta ferramenta, desenvolvida em apenas 20 dias, permitirá:

  • Cadastro e Identificação: Registro detalhado dos animais abrigados, incluindo espécies e locais onde estão sendo acolhidos.
  • Triagem para Adoção: Facilitação do processo de adoção, garantindo que apenas animais sem tutores identificados sejam encaminhados para novos lares.
  • Reunião com Tutores: Auxílio na busca e reunificação de animais perdidos com seus tutores originais.

Além de atender a situação emergencial atual, o plano visa criar um modelo de resposta rápida e eficiente para futuras crises envolvendo animais. A triagem cuidadosa garantirá que nenhum pet com tutor identificado seja adotado por outro, mantendo a segurança e a confiança dos processos.

Impacto na Comunidade

Com essa iniciativa, o governo do Rio Grande do Sul não apenas cuida dos animais afetados pelas inundações, mas também almeja proporcionar um modelo exemplar de resposta a desastres envolvendo fauna, que pode ser replicado em outras regiões em situações de calamidade.