PF investiga organização que desviou R$ 10 mi de contas em Portugal

Notícias e Atualidades

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (28/5), 21 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva contra uma organização criminosa, atuante no Brasil, responsável por desviar cerca de R$ 10 milhões de contas bancárias de clientes de bancos portugueses.

A organização criminosa, operando a partir de cidades brasileiras, fraudava as contas bancárias em Portugal. Os bandidos imitavam o sotaque do idioma português falado em Portugal e convenciam as vítimas a fornecerem dados relevantes, como senhas.

As investigações foram iniciadas a partir de informações fornecidas pela Polícia Judiciária de Portugal, por meio da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T), além do apoio da Financial Crime and Anti-Corruption Centre (IFCACC) da Interpol.

Os membros do grupo criminoso invadiam os dispositivos das vítimas para obter os dados bancários, por meio de técnicas de envio phishing, além da criação de sites e telas similares aos de aplicativos de bancos portugueses.

Os sites continham, na verdade, arquivos maliciosos e eram acessados pelas vítimas.

Transação

Os valores transnacionais eram trazidos ao Brasil por meio de outros integrantes do grupo criminoso, que mantinham contas abertas em empresas que realizam transferências e remessas internacionais de valores, destinadas a receber o dinheiro de origem criminosa no Brasil.

Os valores eram transferidos ou sacados em espécie e, em seguida, depositados para os membros da organização.