‘Parárraiá’: veja o esquema de segurança montado para os quatro dias de evento

Entretenimento

Na manhã desta quinta-feira, 13, os secretários de Estado de Cultura, Bruno Chagas, e de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, receberam os veículos de imprensa no Mangueirão, para anunciarem as ações do Governo do Estado durante a realização do “Parárraiá” que acontece de quinta-feira, 13, até domingo, 16, no estacionamento do Mangueirão, em Belém, capital paraense.

O evento é considerado um verdadeiro espetáculo de cultura e tradição neste período junino, com participação de atrações regionais e nacionais. O local está preparado para receber mais de 100 mil pessoas durante os shows.

Segundo o secretário de segurança pública Ualame Machado, o Pararraiá está na sua primeira edição para ser o maior evento junino da Amazônia. Realizado de forma gratuita, o estado do Pará busca estar entre os maiores eventos juninos, já realizados nacionalmente, e a segurança pública é fundamental para que isso aconteça.

“Para os quatro dias de evento, mais de 1.000 agentes de segurança pública, irão integrar a segurança do evento, entre eles estão as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do DETRAN, além da parceria com órgãos estaduais e municipais, para garantir que o público tenha um bom acesso ao evento e possam aproveitar o investimento e população tenha um São João à altura do que Belém e o Pará merece”, relata o secretário.

O Pararraiá visa incentivar a cultura popular em um mês tão emblemático como o mês de junho. Além deste evento, teremos o “Arraial do Pavulagem” e o “Arraial da nossa gente”, que acontece ainda este mês no distrito de Icoaraci, segundo relato do secretário de Cultura, Bruno Chagas.

“O evento terá a presença de 20 empreendedores da Economia Criativa que estarão mostrando seus trabalhos e comercializando itens que fazem parte da nossa cultura, para incentivar esses empreendedores a continuar desenvolvendo suas atividades” declara.

Ualame Machado, destacou a presença do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), onde todas as forças de segurança estarão atuando de forma integrada, incluindo no monitoramento das câmeras ao redor e do estacionamento do Mangueirão.

“Haverá também o cadastro de aparelho celular, na entrada do Mangueirão, para que os participantes tenham suporte no caso de perda ou furto de seus aparelhos. Quem quiser cadastrar, poderá fazer isso pelo Qrcode que será disponibilizado, caso precise, teremos o acesso mais rápido a localização do aparelho”, explica Ualame.