Paraná Pesquisas: Marçal sobe, mas Nunes mantém liderança sobre Boulos

Notícias e Atualidades

São Paulo — Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (25/6), mostra que o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), lidera a corrida eleitoral deste ano com 31,1% das intenções de voto, mas em empate técnico com o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que atinge 27%.

O coach e empresário Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar, com 11,9%, também empatado tecnicamente com a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que obteve 11,2% das intenções. A pré-candidata do Novo, Marina Helena, alcançou 3,9% na pesquisa.

Os pré-candidatos Altino Prazeres (PSTU), Ricardo Senese  (UP), João Pimenta (PCO) e Fernando Fantauzzi (DC) obtiveram menos de 1% das intenções. O total de votos em branco ou nulos seria de 7,5%, segundo a pesquisa, e 5,9% dos entrevistados não responderam.

Cenário da pesquisa estimulada:

  • Ricardo Nunes (MDB) — 31,1%
  • Guilherme Boulos (PSol) — 27%
  • Pablo Marçal (PRTB) — 11,9%
  • Tabata Amaral (PSB) — 11,2%
  • Marina Helena (Novo) — 3,9%
  • Altino (PSTU) — 0,5%
  • Ricardo Senese (UP) — 0,5%
  • João Pimenta (PCO) — 0,4%
  • Fernando Fantauzzi (DC) — 0,3%
  • Não sabe/não respondeu — 5,9%
  • Nenhum/branco/nulo — 7,5%

O Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores da capital paulista entre os dias 19 e 24 de junho. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06695/2024.

Nunes e Boulos oscilaram dentro dos limites da margem de erro em relação à pesquisa anterior feita pelo instituto. Nunes havia obtido 33,1%  das intenções e Boulos, 26,9%. Já Marçal teve crescimento real: no levantamento anterior, ele havia marcado 6,9%. Tabata havia obtido 11,5% e Marina Helena, 4,1%.

O instituto também testou um cenário com a participação do jornalista José Luiz Datena (PSDB) e do deputado federal Kim Kataguiri (União) — embora seu partido já tenha declarado apoio a Nunes em troca da garantia do comando da Câmara Municipal no ano que vem.

7 imagens

O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB)

O apresentador José Luiz Datena (PSDB)
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)
O coach Pablo Marçal (PRTB)
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP)
1 de 7

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP)

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

2 de 7

O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB)

Patrícia Cruz / Governo do Estado de SP

3 de 7

O apresentador José Luiz Datena (PSDB)

Reprodução

4 de 7

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)

Câmara dos Deputados

5 de 7

O coach Pablo Marçal (PRTB)

Divulgação

6 de 7

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP)

Elaine Menke/Câmara do Deputados

7 de 7

A economista Marina Helena (Novo)

Divulgação/Partido Novo

Nesse cenário, Nunes obtém 28,5% e Boulos aparece com 25,9%, mantendo o empate técnico. Marçal oscila para 10%, seguido por Tabata, com 8,7%, e Datena, com 8,3% — os três também em empate técnico. Marina Helena obtém 3,1% e Kim fica em sétimo, com 2,7%.

Os demais candidatos ficam com menos de 1%. Os votos em branco ou nulos seriam de 6,1%. Já 5,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

No levantamento do Paraná Pesquisas, Nunes venceria Boulos em um eventual segundo turno. O prefeito ficaria com 49% das intenções de voto, enquanto o deputado federal do PSol teria 33,9%. Nesse caso, 9,9% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 7,1% responderam que não saberiam em quem votar ou não responderam.