O segundo ‘Rebel Moon’ consegue piorar o que já era ruim

Esportes

Dos diálogos risíveis aos momentos de ação maçantes, tudo é filmado com uma preguiça monumental por Snyder. A essa altura nem tem mais graça apontar o quando ele está plagiando na cara de pau o “Guerra nas Estrelas” original. Mas fica difícil não torcer o nariz quando ele sequer se esforça para disfarçar a cópia. Dos rebeldes disfarçados de soldados inimigos, à Estrela da Morte e os sabres de luz saídos de uma loja de descontos, tudo parece uma paródia. Ao menos “Spaceballs” era engraçado…

Se o conceito é uma piada, a execução é desleixada. “Rebel Moon” é conduzido sem nenhuma noção de ritmo ou qualquer impacto emocional. Cenas desenhadas para criar uma conexão entre os personagens, como os guerreiros relatando suas tragédias pessoais causadas pelo Imperium, são conduzidas na base da inércia. No meio de um elenco uniformemente ruim, Djimon Hounsou é o único a manter um semblante de dignidade.

'Rebel Moon' tem sabres de luz da loja de descontos: olha que o processinho vem!
‘Rebel Moon’ tem sabres de luz da loja de descontos: olha que o processinho vem! Imagem: Netflix

A trama se arrasta até o clímax, com uma das piores cenas de batalha já cometidas pelo homem. Não há nenhuma noção de geografia, os riscos nunca ficam claros. E cada frame, por óbvio, é desacelerado por aquela câmera lenta esperta, obsessão de Snyder, que nos faz pressionar desesperados o fast forward. Só sabemos que o filme acabou porque, em meio à fumaça digital e o cenário artificial, os fazendeiros estão gritando um “vencemos!”.

Assim como “Army of the Dead”, “Rebel Moon” é vendido por Zack Snyder como uma propriedade intelectual em expansão. Se seu universo de zumbis ficou na promessa, aqui ele força a mão para não largar o osso com uma trama que se recusa a terminar: sequer temos tempo de respirar e nossos “heróis” já anunciam uma nova jornada. Além disso, o diretor está finalizando suas “versões para maiores” de ambos os filmes. Meus pecados, pelo visto, não terão paz nem tão cedo.