O que esperar de mercado inglês após Premier League

Esportes

Fim da temporada na Premier League, início de uma época que muito torcedor também é fissurado: o mercado de transferências e as especulações que levam jogadores para lá ou para cá no mundo da bola.

Na Inglaterra não será diferente. Tem clube pronto para anunciar novo técnico, outros que precisarão buscar o futuro comandante nas próximas semanas, reforços e mais reforços de malas prontas para desembarcar nas novas equipes e muito mais.

O que esperar da janela de transferências que oficialmente nem abriu, mas que já mexe com os times do Reino Unido? Neste momento é impossível prever o que acontecerá, mas alguns temas já devem aparecer nas próximas semanas.

A começar pelo Liverpool. Depois de um domingo (19) emocionalmente pesado, em que Anfield Road se despediu de Jürgen Klopp de maneira arrepiante, é a hora de iniciar um novo capítulo com um comando diferente – e que já está escolhido.

Nesta segunda-feira (20), os Reds anunciaram a contratação de Arne Slot, que chega como sucessor do alemão.

Slot chegará ao Liverpool com a missão de suceder um dos técnicos mais bem-sucedidos da história da equipe e também liderar uma nova era, que muito provavelmente terá diversas mudanças.

O zagueiro Matip e o meia Thiago Alcântara, por exemplo, se despediram. Outros são alvos de especulações, como o goleiro Alisson e o atacante Mohamed Salah. Certo é que, mesmo se nenhuma saída mais acontecer, reforços – assim mesmo, no plural – chegarão junto com o novo técnico.

Falar em reforços também é falar em Manchester City, que, apesar de ter diminuído bastante a “fome” no mercado nos últimos anos, deve ter um verão agitado em busca de jogadores que possam integrar o elenco de Pep Guardiola, que deixou o futuro em aberto e pode deixar a equipe ao final da temporada 2024-25.

O atacante Savinho, do Girona, é um dos mais cotados no Etihad Stadium, assim como o meia Lucas Paquetá, que só não se transferiu no ano passado pela investigação de uma suposta participação em um esquema de apostas ilegais na Inglaterra.

Outro brasileiro que também é falado nos bastidores é Bruno Guimarães, volante do Newcastle e que Guardiola é encantado. No entanto, Eddie Howe, técnicos dos Magpies, fez lobby para a diretoria manter o brasileiro de qualquer maneira.

E, se uns chegam, outros devem sair. Bernardo Silva aparece sempre como cotado, diante dos interesses de Barcelona e PSG. Outros como Stefan Ortega e Kyle Walker podem engrossar a lista.

Na mesma cidade, quem passará por grande reformulação é o Manchester United. Ainda sem saber se terá Erik ten Hag no comando, algo que pode depender do resultado da final da Copa da Inglaterra contra o City, no próximo sábado (25), o clube tem boas chances de vivenciar um imenso movimento no mercado.

Raphael Varane é a primeira estrela a ter saída confirmada. Nomes como Bruno Fernandes, Marcus Rashford, Casemiro e Wan-Bissaka também têm futuro incerto, pois o United não trata nenhum de seus jogadores como inegociável. Reforços vão depender do investimento que Jim Ratcliffe, o novo dono, pretende fazer.

Arsenal, Chelsea e Tottenham, evidentemente, também vão passar por mudanças. O atacante Viktor Gyokeres é um dos alvos do time de Mikel Arteta, que costuma fazer ao menos uma contratação de impacto por temporada. Nos rivais de Londres, os Blues costumam ser protagonistas no mercado de transferência, sempre com muitos gastos, enquanto os Spurs, depois da irritação de Ange Postecoglou, também vai se preparar para uma janela agitada.

Richarlison, por exemplo, pode deixar Londres rumo à Arábia Saudita. Nos últimos meses, clubes demonstraram interesse no brasileiro, com o Al Hilal aparecendo com maior destaque. A diretoria da equipe inglesa debate internamente uma possível venda.

Até mesmo os times fora do Big Six devem apresentar novidades em breve. De volta à Champions League, o Aston Villa fatalmente reforçará o elenco de Unai Emery, assim como o Newcastle, depois de uma temporada abaixo da expectativa, precisará apresentar uma resposta para brigar pelo G-4 no próximo ano.

O planejamento de outros, porém, vai depender de quem será o comandante. As saídas de David Moyes e Roberto de Zerbi deixaram West Ham e Brighton, respectivamente, sem um rumo para o começo da janela. A missão será escolher os próximos técnicos antes de discutir nomes de reforços no mercado, que abre em 14 de junho.