Novo plano? Elon Musk ‘desvia’ pedido com 12 mil chips de IA

Tecnologia

Elon Musk vai priorizar o envio de milhares chips de IA da Nvidia para o X e a xAI, sua empresa que atua no ramo de inteligência artificial, deixando a Tesla em segundo plano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (4) pela CNBC.

Leia mais:

Nova estratégia de Musk

  • A notícia é um sinal de que o bilionário deve focar no desenvolvimento de soluções relacionadas à IA fora da Tesla, pelo menos no curto prazo.
  • Apesar de recente, a decisão gerou preocupação entre acionistas da montadora de carros elétricos — que já questionaram antes o compromisso do empresário com o negócio de veículos enquanto dirige tantas outras empresas.
  • Segundo a reportagem, Musk está priorizando usar os novos chips H100 da Nvidia no X, e não na Tesla.
  • Cerca de 12 mil unidades reservadas para a montadora serão redirecionadas para a rede social.
  • A mudança atrasará em meses o recebimento de mais de meio bilhão de dólares em processadores de inteligência artificial pela Tesla.
xai
Novos chips H100 da Nvidia serão enviados para o X. (Imagem: JRdes/Shutterstock)

O que diz o empresário?

No X, Musk justificou que a Tesla simplesmente não tinha onde armazenar ou ligar os chips de IA da Nvidia. Após a expansão da fábrica no Texas, 50 mil GPUs H100 serão usadas para treinamento e melhorias no FSD, o sistema de direção autônoma da montadora, acrescentou o bilionário.

Vale lembrar que a Tesla anunciou no início do ano que iria aumentar o uso de chips da Nvidia, com investimento na ordem de US$ 10 bilhões em IA apenas em 2024 para avançar no desenvolvimento de sotwares e robótica.

Tesla
Musk promete 50 mil chips de IA da Nvidia para melhoras o software de direção autônoma da Tesla. Imagem: VanderWolf Images / Shutterstock

Para o X, o atual homem mais rico do mundo quer “turbinar” o uso da inteligência artificial no X, o que passa pelo uso do chatbot Grok, desenvolvido pela xAI. A empresa foi aberta no ano passado para concorrer diretamente com a OpenAI, a criadora do famoso ChatGPT.