Netanyahu diz que “guerra não deve terminar” antes que Israel mate a liderança do Hamas

Distrito Federal

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (5) que a “guerra não deve terminar” antes que Israel mate a liderança do Hamas.

“O nosso objetivo é uma vitória absoluta sobre o Hamas. Vamos matar a liderança do Hamas, portanto devemos continuar agindo em todas as áreas da Faixa de Gaza. A guerra não deve terminar antes disso. Levará tempo — meses, não anos”, destacou em reunião de seu partido, o Likud.

No passado, Israel não escondeu a intenção de continuar caçando os líderes do Hamas mesmo depois do fim da guerra. Netanyahu também afirmou anteriormente que a guerra contra o Hamas “será uma longa luta”.

ONU investiga agência em Gaza

Enquanto isso, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, nomeou um grupo para conduzir uma revisão independente da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina (UNRWA), a principal agência da ONU na Faixa de Gaza que fornece assistência humanitária aos palestinos.

Essa análise terá início em 14 de fevereiro e será conduzida juntamente com uma investigação em curso pelo Gabinete de Serviços de Supervisão Interna da ONU (OIOS) sobre as acusações de Israel de que funcionários da UNRWA estiveram envolvidos nos ataques do Hamas em 7 de outubro.

O grupo responsável irá “avaliar se a Agência está fazendo tudo o que está ao seu alcance para garantir a neutralidade e responder às alegações de violações graves quando estas forem feitas”, explicou o secretário-geral em comunicado, acrescentando que a cooperação israelense será crítica para o sucesso da investigação.

Source link