Mulheres que atuam na preservação de oceanos inspiram e educam nova geração

Esportes

Na segunda expedição, iniciada em 1997, a tripulação feminina ganhou um lindo reforço: Kat, nossa filha. Até aí, a composição da tripulação era determinada pela composição familiar.

Educação ambiental na Baixada Santista
Educação ambiental na Baixada Santista Imagem: Voz dos Oceanos

Com a Voz dos Oceanos, a jornada é mais diversa e, quando o veleiro Kat atracou na Nova Zelândia, concluindo essa fase inicial da nossa expedição, desembarcaram dois homens (Wilhelm e Alex) e nós (eu, Erika Ternex, Carmina Reñones e Katharina Grisotti).

O mar, que outrora foi dominado por narrativas masculinas, agora conta com histórias contadas por nós, mulheres. E essa narrativa vai muito além da nossa tripulação! Ao longo da nossa expedição, durante dois anos e três meses passando por dez países, encontramos mulheres notáveis que vêm desenvolvendo projetos socioambientais, científicos e de educação.

Como educadora, começarei a destacar alguns exemplos pelo Brasil com a Andrée Vieira, uma figura inspiradora, que traz consigo um legado de compromisso e ação. Sua experiência acadêmica e prática resultou em 32 programas socioambientais desenvolvidos pelo Instituto Supereco em todos os biomas brasileiros. Seu mais recente desafio foi ao nosso lado, como curadora técnico-pedagógica do projeto Educação Ambiental Voz dos Oceanos para a Baixada Santista, reforçando a dedicação dessa mulher em cultivar uma cultura de proteção dos oceanos e sustentabilidade local.

Em um ano intenso de ações, nosso programa —patrocinado pela Santos Brasil— envolveu cerca de 2,7 mil alunos e 750 professores de sete escolas públicas (quatro estaduais e três municipais) do Guarujá. Mas o impacto não se restringiu ao ambiente escolar, impactando indiretamente cerca de 10 mil pessoas e abraçando 23 empreendedores sociais de Economia Circular e 13 OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A partir dessa iniciativa e dos resultados alcançados, renovamos a esperança por um futuro mais consciente e engajado com a preservação dos mares.