Mini veículo alemão pode ser solução para problemas do trânsito

Tecnologia

Não sei se ele pode ser chamado de carro. Os criadores dizem que está mais para uma bicicleta. Mas, definitivamente, não tem cara de bike. Talvez uma moto ou ainda um tuk-tuk, daqueles que existem na Índia.

Fato é que esse triciclo de carroceria aberta tem chamado a atenção nas ruas de algumas cidades da Alemanha. Criado pela startup Hopper Mobility, o novo modelo é bonito, tecnológico e prático.

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É verdade que o Hopper, como vem sendo chamado, atinge apenas 25 km/h. E você precisa pedalar para fazê-lo funcionar. Mas é inegável que ele atende bem pequenas distâncias e praticamente acaba com o problema de encontrar vagas na rua.

Como o vídeo divulgado pela marca deixa claro, ele anda em quase todos os terrenos – e é autorizado a fazer isso, já que tem registro de bicicleta elétrica na Alemanha.

Especificações técnicas

  • A potência de pedalada do piloto é aumentada por um motor de cubo traseiro de 250 watts.
  • O motor funciona a partir de uma bateria removível de fosfato de ferro-lítio de 30 Ah / 48 V / 1.440 Wh, que pode alcançar até 65 km por carga.
  • Um painel solar opcional no telhado deve ajudar a aumentar esse número.
  • Para minimizar a manutenção e a complexidade mecânica, o Hopper utiliza um sistema eletrônico pedal-by-wire em vez de um sistema de transmissão tradicional por corrente.
  • Esses sistemas funcionam fazendo com que o ciclista acione um gerador enquanto pedala.
  • Isso converte sua energia mecânica em energia elétrica, que aciona o motor.
  • Esse motor converte, então, a energia elétrica novamente em energia mecânica, o que faz com que a roda gire com facilidade.
  • Falando em rodas, são duas de bike na frente e uma de scooter na parte de trás.
Imagem: Divulgação/Hopper Mobility

Preço e opções

Os compradores do Hopper podem optar pelo modelo Passenger, que coloca um segundo assento atrás da cadeira do motorista, ou pelo modelo Cargo, que substitui o banco traseiro por um compartimento de carga que suporta até 300 litros.

Ambas as versões podem suportar um peso máximo de passageiro/carga útil de 160 kg.

Algumas das outras características do veículo incluem sistema de iluminação completo (com dois faróis); um centro de controle touchscreen integrado ao volante; um desembaçador de pára-brisa; freio de estacionamento e sistema de segurança de imobilização de rodas; além de duas portas USB para carregar dispositivos móveis.

Graças ao financiamento da União Europeia, já existem cerca de 30 Hoppers circulando por aí. Eles estão em fase de testes pelas ruas de Hamburgo, principalmente.

Com um feedback positivo até agora, a Hopper Mobility já abriu a pré-venda no valor de € 13.500 (cerca de R$ 75.000).

Imagem: Divulgação/Hopper Mobility

A produção da linha First Edition deve começar ainda este ano. A empresa estuda levar o veículo para outros países.

As informações são do New Atlas.