São Paulo — Um balanço inédito da Receita Federal (RF) revela que, em um período de cinco anos, 48% da cocaína apreendida pelo órgão em todo o território nacional estava no Porto de Santos, o maior abaixo da linha do Equador e o principal escoadouro do tráfico internacional de drogas do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os dados exclusivos, aos quais o Metrópoles teve acesso, mostram que, entre 2019 e o ano passado, a Receita apreendeu 87.7 toneladas de cocaína — a droga estava escondida em cargas e, também, submersa nos cascos de navios atracados no litoral paulista.
Cargueiros do Pó: a rota marítima do tráfico de cocaína do Brasil à Europa
A cocaína tinha como principais destinos países da Europa — como Itália, França, Bélgica e Suécia —, além de nações africanas como Nigéria, Marrocos, África do Sul e até do Oriente Médio.
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Militares poderão atuar com poder de polícia no porto de Santos
Divulgação/Marinha
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Operação conjunta apreende 247kg de cocaína no Porto de Santos
Divulgação/Receita Federal
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PF apreendeu 405 quilos de cocaína no Porto de Santos
Polícia Federal/Divulgação
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Vista aérea do Porto de Santos, no litoral de São Paulo
Divulgação/Porto de Santos
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Tráfico de drogas no Porto de Santos, litoral de São Paulo. Santos(SP), 28/06/2023
Praia do Gonzaga em Santos, litoral de São Paulo
Fábio Vieira/Metrópoles
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Além dos fuzileiros, Marinha enviou veículos para os portos de SP e RJ
Divulgação/Marinha
![Em foto colorida blindado terrestre da Marinha em movimento - Metrópoles](https://fly.metropoles.cloud/upload/q_85,w_600/https://uploads.metropoles.cloud/wp-content/uploads/2023/11/06122121/abre-rsz_a-marinha-3.jpg)
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Viatura blindada especial sobre rodas 8×8 “Piranha IIIC” será um dos veículos empregados pela Marinha
Divulgação/Marinha
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Carro lagarta anfíbio Clanf será usado pela Marinha em GLO
Divulgação Marinha
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Considerando apenas as operações do ano passado, a Receita apreendeu 7.142 toneladas de cocaína no porto paulista, o equivalente a 44,68% de todo o volume da droga tirada de circulação no país em 2023.
Márcia Cecília Meng, superintendente da Receita Federal de São Paulo, explica que, além de um órgão de tributação, a RF também funciona como um “órgão aduaneiro”. “Nossa preocupação é nos engajarmos nesse tipo de ação [combate ao tráfico de drogas], fornecendo todos os dados necessários para que os suspeitos sejam punidos corretamente.”
Ela destaca a necessidade de realizar trabalhos coordenados com as forças de segurança para inibir as ações de traficantes internacionais.
“Se não tivermos ações integradas e coordenadas, que asfixiem o fluxo financeiro e identifiquem as pessoas envolvidas [no tráfico internacional], não tem como darmos conta do fluxo de drogas que saem dos portos e aeroportos. É um problema bastante sério para a Receita Federal.”
A ação conjunta mais recente da RF, feita com o Ministério Público (MPSP) e as polícias de São Paulo, resultou na prisão dirigentes de empresas de ônibus, suspeitos de contribuir para a lavagem de milhões de reais do PCC na capital paulista.
Lucro bilionário
O Porto de Santos se destaca pelas grandes apreensões de cocaína feitas pela Receita ao menos desde 2013, quando 76,59% de toda a droga apreendida no país estava no litoral paulista.
No decorrer de uma década, as apreensões oscilaram, mas nunca ficaram abaixo de 41% — também não superaram o percentual de 2013.
Como revelado pelo Metrópoles, o tráfico de cocaína para a Europa, por meio do Porto de Santos, rende um faturamento anual superior a R$ 10 bilhões para o PCC, seus líderes e parceiros comerciais, segundo estimativa do MPSP.
À frente de investigações sobre a maior facção criminosa do país há quase 20 anos, o promotor Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), afirma que as seis toneladas de cocaína que a Polícia Federal (PF) apreendeu no Porto de Santos em 2023 representam 10% do que os criminosos conseguem despachar anualmente em navios para o continente europeu — ou seja, 60 toneladas.
Na ocasião, segundo Gakiya, o quilo da cocaína era comprado na Bolívia por, no mínimo, US$ 1.200 (cerca de R$ 6.096 em valores de hoje) e vendido do outro lado do Oceano Atlântico por 35 mil euros (aproximadamente R$ 189,7 mil), em média.
Na cotação da época, de acordo com o MPSP, as 60 toneladas da droga que chegavam à Europa rendiam à organização criminosa cerca de R$ 11 bilhões ao longo do ano.