Menopausa pode aumentar os riscos e piorar asma: saiba como se proteger

Esportes

A especialista alerta que a asma é uma condição crônica que exige cuidados contínuos ao longo da vida. Mesmo para aqueles com formas mais leves da doença, é fundamental manter o tratamento de manutenção e seguir as orientações médicas de forma consistente.

Muitas vezes, a falta de adesão ao tratamento pode levar a crises graves e até mesmo colocar a vida em risco. Portanto, é importante estar preparada para lidar com uma crise, entendendo os sinais de alerta e sabendo como agir rapidamente.

Cuidados especiais

“Todo paciente com asma precisa lembrar que é uma doença inflamatória, precisamos tratar com anti-inflamatório. É necessário usar corticoide inalatório”, diz Honda.

Além disso, é preciso ter cuidado constante com condições do ambiente que desencadeiam as crises: contato com fumaça de cigarro, ser tabagista, mofo, ácaro, pelos de animais, poeira doméstica, poluição, cheiros fortes, alteração de temperatura.

Portanto, se você sempre teve asma, ainda que leve, e está no climatério, vale a pena redobrar os cuidados nessa fase. Procure um especialista para saber se o tratamento de manutenção está adequado e tenha sempre em mãos o procedimento e medicamentos necessários para agir rápido em caso de uma crise maior.