Mavs amassam Wolves e encaram Celtics nas Finais da NBA

Esportes

Após 13 anos, o Dallas Mavericks está de volta às Finais da NBA. Nesta quinta-feira (30), a franquia do Texas dominou o Minnesota Timberwolves por 124 a 103 em pleno Target Center e liquidou a série pelas finais do Oeste.

A vitória fecha o confronto em 4 a 1 e recoloca os Mavs na grande decisão da liga frente ao Boston Celtics na busca pelo segundo título de sua história. Desta vez, com novos protagonistas.

O jogo

Ao contrário da partida anterior, quando foi do céu ao inferno ao desperdiçar um lance livre decisivo a três segundos do fim, Luka Doncic parecia não abrir mão do resultado desta vez. Em um início avassalador, o armador comandou a equipe visitante, que já levava aflição às arquibancadas ainda no 1º quarto.

Se não bastasse a noite inspirada do esloveno, seu principal parceiro também parecia ter se reencontrado em quadra. Calibrado, Irving tratou de ampliar ainda mais a diferente. Juntos, os astros combinaram para 44 pontos ainda na primeira metade do duelo, superando toda a equipe rival.

Assim, a partida foi para o intervalo com o placar em 69 a 40, e a decisão inédita cada vez mais distante de Mineápolis.

Mesmo com Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards tentando desenhar uma reação, o desfecho já estava encaminhado. Com o controle total das ações, bastou aos Mavericks administrar a vantagem para pavimentar mais um capítulo de sua história.

Além de garantir a classificação, o triunfo dos Mavs também mantém duas escritas na liga. Jamais uma equipe que abriu 3 a 0 em uma série de playoffs levou a virada, e nunca uma franquia reverteu uma desvantagem após perder os dois primeiros confrontos em casa.

Com a vaga garantida, a franquia de Dallas volta a quadra na próxima quinta-feira (6), pelo Jogo 1 das Finais contra os Celtics, fora de casa.

Estatísticas:

  • Anthony Edwards: 28 pontos, 8 rebotes e 6 assistências;

  • Karl-Anthony Towns: 28 pontos, 12 rebotes e 2 assistências;

  • Luka Doncic: 36 pontos, 10 rebotes e 5 assistências;

  • Kyrie Irving: 36 pontos, 8 rebotes e 4 assistências;

  • P.J. Washington: 12 pontos, 7 rebotes e 2 assistências;

  • Daniel Gafford: 11 pontos e 9 rebotes;

Resultados da série:

  1. Minnesota Timberwolves (3º) 105 x 108 Dallas Mavericks (5º)

  2. Minnesota Timberwolves (3º) 108 x 109 Dallas Mavericks (5º)

  3. Dallas Mavericks (5º) 116 x 107 Minnesota Timberwolves (3º)

  4. Dallas Mavericks (5º) 100 x 105 Minnesota Timberwolves (3º)

  5. Minnesota Timberwolves (3º) 103 x 124 Dallas Mavericks (5º)