Lula pede que prefeitos gaúchos agilizem envio de propostas para ajuda ao estado

Distrito Federal

Durante apresentação de novas medidas do governo federal em apoio ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para que prefeitos sejam ágeis em apresentar propostas para a reconstrução dos municípios afetados pelas fortes chuvas e enchentes no estado.

“E aqui um apelo aos companheiros prefeitos: pelo amor de Deus, a agilidade de vocês de apresentar propostas e projetos é que vai mostrar para a gente se a Caixa Econômica está morosa ou não, se tem burocracia ou não. Os projetos têm que ser imediatos”, disse.

O presidente citou como exemplo o caso das cheias que atingiram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em setembro do ano passado.

Segundo Lula, apesar do acordo do governo federal para reconstruir moradias afetadas, até hoje as casas não ficaram prontas.

“Se for a burocracia, nós temos que desmontar essa burocracia. Não é possível. Porque muitas vezes o tempo de pensar de um cidadão que está com a responsabilidade de liberar o recurso, porque ele é um funcionário estatutário, não é o mesmo tempo do cara que está precisando do dinheiro.”

Esta é a terceira visita do presidente ao estado desde o início do mês, quando enchentes históricas atingiram diversos municípios gaúchos.

No ato de hoje, no município de São Leopoldo, a comitiva do governo federal apresentou medidas que incluem auxílio financeiro para famílias afetadas e compra de imóveis para desabrigados.

A cerimônia também oficializou a criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, sob liderança do ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta.