Lesa Pátria: PF identifica 65 foragidos do 8/1 na Argentina

Notícias e Atualidades

As investigações de mais uma fase da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que foi deflagrada nesta quinta-feira (6/6), mostraram que cerca de 65 pessoas consideradas foragidas pelos ataques as sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023 entraram na Argentina e pediram refúgio no país. Nenhum dos procurados passou pelos controles migratórios.

As descobertas apontam que essas pessoas provavelmente entraram na Argentina dentro de porta-malas de carros, caminhando pela ponte na fronteira ou, ainda, atrevessando o rio Paraná, que separa o país do Brasil.

O Brasil vai solicitar a extradição dos foragidos. Os nomes dos procurados que ainda não foram presos serão incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).


0

Nesta quinta, os policiais cumpriram 208 medidas judiciais expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como prisões e recolocação de tornozeleiras eletrônicas, nos 18 estados e no Distrito Federal. Até o momentos, 49 pessoas foram presas.

A PF afirma que os procurados descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo “de se furtarem da aplicação da lei penal”. Dentre os descumprimentos estão a violação de tornozeleira eletrônica, mudança de endereço sem comunicação e o não comparecimento à Justiça.