Joia do Real Madrid brilha com golaço, e Turquia vence Geórgia na Eurocopa

Esportes

Quem não quis assistir ao duelo entre Turquia e Geórgia no início da tarde desta terça-feira (18), pela primeira rodada do grupo F da Eurocopa, perdeu um grande jogo de futebol.

O duelo, que terminou com vitória dos turcos por 3 a 1, teve de tudo: bola na trave para os dois lados, gol anulado por impedimento e dois golaços — um deles do jovem turco Arda Güler, de 19 anos, uma das promessas do Real Madrid.

Foi um confronto agitado do começo ao fim. A Geórgia, perdendo por 2 a 1, quase empatou nos acréscimos e mandou até o goleiro para o ataque nos últimos lance. Os turcos conseguiram aproveitar o gol vazio para matar o jogo mais maluco do torneio até aqui.

O jogo

A primeira grande chance de gol foi da Turquia. Aos nove minutos, a Geórgia errou na saída de bola e Kaan Ayhan finalizou forte, rasteiro, direto na trave. A bola passou perto da linha, mas não entrou.

Dois minutos depois veio o troco dos georgianos. Mekvabishvili chutou, a bola desviou no zagueiro Bardakcı e quase enganou o goleiro Günok — ele, esperto, conseguiu se recuperar e fazer a defesa.

O placar saiu do zero aos 25 minutos. E foi um golaço da Turquia. Após boa triangulação pela esquerda com cruzamento para a área, o defensor Dvali tentou afastar, mas não contava que a bola sobraria para Müldür. O camisa 18 pegou em cheio, sem deixar a bola cair, e mandou com força para o fundo do gol.

Os turcos se empolgaram. No lance seguinte, em escapada rápida pelo lado direito, o jovem Arda Arda Güler, do Real Madrid, cruzou, Kökçü deu um leve toque e a bola sobrou para Yildiz, um pouco à frente da marcação, completar pro fundo do gol. A comemoração, porém, foi em vão. O sistema do VAR apontou impedimento e anulou a jogada.

A Geórgia não se abateu com o bom momento do adversário e conseguiu o empate aos 31 minutos. Kochorashvili fez grande jogada no lado direito do ataque, balançou e pedalou para cima de Yildiz e cruzou. O atacante Mikautadze não desperdiçou: finalizou e completou para o gol.

O momento bom inverteu. Os georgianos também tiveram chance de ampliar o placar logo na sequência. Kakabadze escorou de cabeça para o meio da área e outra vez Mikautadze apareceu para finalizar. O chute, dessa vez, saiu à direita do goleiro.

Foram 11 finalizações para a Turquia na primeira etapa, contra seis da Geórgia. Em chutes ao gol a vantagem foi dos georgianos: três a dois.

O segundo tempo continuou mostrando um bom duelo de futebol. Aos 10 minutos, Çalhanoglu, da capitão da Turquia, cobrou falta quase da intermediária. O chute saiu forte, a 126 quilômetros por hora, mas no meio de gol. Mesmo assim o goleiro Mamardashvili foi exigido e precisou fazer boa defesa.

Aos 16, a Geórgia respondeu. Kvaratskhelia tocou para Tsitaishvili e recebeu de volta, em tabela pela esquerda, mas, dentro da área, não conseguiu chutar em cheio.

Mas quem fez o segundo gol foi a Turquia. E mais uma vez foi um golaço: dessa vez de Arda Güler. O camisa 8 pegou no lado direito, trouxe para dentro e, com a canhota, acertou um chutaço quase ângulo, sem nenhuma chance para o goleiro.

Os turcos perderam a oportunidade de fazer o terceiro e tentar matar o jogo. Yildiz fez grande jogada, arrancando do meio de campo, e lançou para Kadioglu dentro da área. O lateral cruzou rasteiro. Kökçü, que chegava pelo meio, passou da bola e não conseguiu finalizar bem.

O jogo não parava. Na sequência, aos 24 minutos, Kochorashvili, da Geórgia, tabelou com Mikautadze e saiu de frente para o gol. O camisa 6 ainda teve tempo de cortar o zagueiro Akaydin, em lindo lance, e chutou. A bola caprichosamente acertou o travessão e não entrou.

Aos 40 minutos, a Turquia quase fez o terceiro. Zeki Çelik e Akturkoglu cabeceou. O goleiro Mamardashvili fez grande defesa.

A Geórgia quase empatou aos 47, já nos acréscimos. Kvaratskhelia fez a jogada pela esquerda e a bola chegou ao meio da área boa para finalizar. Zivzivadze e Mikautadze tentaram chutar ao mesmo tempo, se atrapalharam, e a bola saiu pela linha de fundo.

Quase no último lance, em cobrança de falta pelo lado esquerdo, até o goleiro georgiano foi para o ataque tentar cabecear. A bola foi passando por todo mundo, sem desvio, e acertou a trave turca.

A Turquia segurou a pressão e conseguiu matar o jogo já com seis minutos de acréscimos. A equipe roubou a bola e Akturkoglu correu o campo inteiro para, sem goleiro, fazer o terceiro gol e garantir a vitória.

Próximos jogos da Turquia

Portugal – 22/6, 13h (de Brasília) – Eurocopa

República Tcheca – 26/06, 16h (de Brasília) – Eurocopa

Próximos jogos da Geórgia

República Tcheca – 22/6, 10h (de Brasília) – Eurocopa

Portugal – 26/06, 16h (de Brasília) – Eurocopa