Intel irá fabricar chips ARM da NVIDIA com núcleos Cortex-X5

Saúde e Bem-estar

Leaker sugere que novos SoC ARM da NVIDIA com CPUs Blackhawk de núcleos Cortex-X5 e iGPUs Blackwell serão fabricados em processo de 3 nm da Intel, e não TSMC

Vazamentos recentes revelaram que os primeiros SoC NVIDIA para AI PCs com processadores ARM e iGPUs NVIDIA Blackwell chegam já em 2025. Inicialmente, especulava-se que os chips Blackhawk com núcleos Cortex-X5 seriam fabricados pela TSMC, mas o leaker Kepler (@Kepler_L2 no X/Twitter) sugere que empresa optou pelo processo em 3 nm da Intel, sendo uma das primeiras gigantes a recorrer às novas fundições da Intel.




Foto: NVIDIA / Canaltech

Isso porque a fabricante taiwanesa de semicondutores já é responsável pela produção dos processadores Amazing-Grace da NVIDIA, também em arquitetura ARM, mas voltados para servidores de computação de alto desempenho e IA.

Contudo, é importante ressaltar que, apesar da confiabilidade dos chips da TSMC, a empresa é fornecedora de diversas outras fabricantes, inclusive a AMD. Sendo assim, concentrar uma nova linha de produtos nas mesmas fundições poderia prejudicar as cadeias de abastecimento no caso de uma nova crise, especialmente por se tratar de um chip para o mercado doméstico, que trabalha em altíssimo volume.

O que sabemos sobre as CPUs ARM NVIDIA Blackhawk?

A NVIDIA parece não estar muito preocupada com os rumores sobre seus novos processadores para AI PCs domésticos, sugerindo que o anúncio deve ocorrer nos próximos dias durante a Computex 2024. Ainda assim, até o momento as informações acerca dos novos chips ARM são bem escassas, se limitando a insinuações do próprio Jensen Huang, CEO da NVIDIA, e vazamentos de insiders da indústria.

Por ora, o que se especula sobre os novos chips são a configuração de processadores ARM em uma parceria entre NVIDIA e MediaTek, com núcleos Cortex-X5, iGPUs Blackwell, projetadas sobe medida para IA, e memórias LPDRR6, muito mais rápidas que os padrões LPDDR5 e LPDDR5X.

SoC NVIDIA ARM para AI PCs
Arquitetura de CPU ARM Blackhawk (NVIDIA +MediaTek)
Núcleos de CPU ARM Cortex-X5
Arquitetura de iGPU NVIDIA Blackwell (RTX 5000)
Processo de Fabricação Intel 3 (3 nm)
Lançamento 2025

Trending no Canaltech: