Instagram libera opção que limita exibição de conteúdos políticos

Tecnologia

A partir de agora, usuários do Instagram poderão limitar a quantidade de publicações políticas que verão em Explorar, Reels, Recomendações e Usuários Sugeridos. O Mashable reforça que o recurso não vai mudar o conteúdo de contas que a pessoa segue.

As medidas impostas pela Meta se dão por conta de preocupações com a disseminação de informações falsas, desinformação e extremismo nas redes sociais.

Leia mais:

Imagem: Divulgação/Instagram

Instagram barra conteúdos políticos

  • O momento para o recurso vir ao ar é complicado, pois as eleições no mundo todo (inclusive no Brasil) estão chegando;
  • O Instagram define conteúdo político como “provavelmente mencionará governos, eleições ou tópicos sociais que afetam um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral”;
  • Contudo, críticos pontuam que as gigantes de redes sociais são cruciais para prover informação, manter as comunidades engajadas e permitir aos usuários saberem o que afeta as pessoas globalmente;
  • E muitos perceberam que a linguagem acerca do que o Instagram define como “político” é vago, significando que tais limites têm potencial para acetar conteúdos sobre direitos das mulheres, mudanças climáticas, raça e problemas relacionados à comunidade LGBTQIA+.

Habilitando o novo recurso

Aparentemente, não são todos os perfis que já possuem o recurso – o Olhar Digital atualizou o aplicativo (no Android) e ainda não viu a novidade disponível –, sendo que alguns que já o tem viram que ele veio habilitado por padrão. Para acessá-lo, faça o seguinte no app do Instagram para smartphones (iOS e Android):

  1. Vá até seu perfil;
  2. Clique nas três barras no canto superior direito;
  3. Procure na barra de pesquisa ou role até “Sugestão de Conteúdo”;
  4. Clique em “Conteúdo Político”;
  5. São duas as opções disponíveis: “Não limitar” e “Limitar”.

Ao The Verge, Andy Stone, porta-voz da Meta, informou, em fevereiro, que o recurso começaria a ser liberado na semana passada.

Contudo, o site indicou que não houve comunicação por parte da rede social nas notificações internas do app alertando as pessoas sobre a configuração e que ela está ou não habilitada por padrão.