Indicadores Sociais, a gestão da Informação

Saúde e Bem-estar


No




texto anterior


dissemos que “indicadores são informações”, e falamos em detalhes sobre indicadores de gestão organizacional. Agora, vamos ampliar nosso olhar e adicionar à conversa a



gestão da informação



discutindo os principais desafios que temos em relação a essa área tão importante dentro do terceiro setor.


Ter tempo para colher e armazenar informações


Normalmente, quem está no terceiro setor tem pressa. Pressa em fazer seu trabalho e em fazer as coisas acontecerem para mudar o mundo. E nessa pressa, acabamos considerando colher e analisar informações como menos importante e deixamos pra depois – ou pra nunca.


Acontece que com isso a gente acaba criando uma barreira que só vai ser quebrada quando acreditarmos na importância dessas informações. Quando somos líderes, nosso papel é demonstrar e reforçar a importância de dados e informações para o futuro de nossas organizações.


E como solucionar a questão do tempo? Essa é mais fácil: inclua o tempo da gestão de informação dentro da tarefa. Por exemplo: se fazer o acolhimento (


onboarding)



de funcionários ou voluntários demora 20 minutos, acrescente 10 minutos (ou o tempo que precisar) para organizar a papelada e colocar as informações necessárias no banco de dados. Assim, você passa a considerar que o acolhimento (



onboarding)



completo dura 30 minutos.


Transformar informações em sabedoria


Não adianta só colher e armazenar informações, e depois não fazer nada com elas. É verdade que é necessário armazenar informações por um tempo como sementes, antes que elas comecem a brotar. Mas não esqueça delas! Quando você tiver uma quantidade interessante de informações armazenadas, comece a analisá-las:

  • O valor das informações está aumentando ou diminuindo com o tempo? Por que será?

  • O valor está estável, mas tem uma que é bem maior ou menor que as outras? O que aconteceu de diferente nessa atividade no momento que você colheu a informação?

  • Quando você faz mudanças na sua atividade, o que acontece com o valor, aumenta ou diminui?

  • Como o valor da atividade mais recente se compara com os valores anteriores? 


Marque um horário na sua agenda para fazer essa análise e, quando necessário, inclua sua equipe na conversa. Use as conclusões a que você chegar para tomar decisões. Por exemplo, se um valor está caindo quando vocês gostariam que estivesse subindo, tem algo errado. Reveja a atividade, faça mudanças, colha novos dados e compare novamente.


Tão importante quanto colher informações é analisá-las em busca de conclusões que sua organização pode usar para tomar de

decisões. Quando usamos indicadores para tomar decisões, temos insumo para tomar decisões melhores e temos instrumentos para verificar os resultados gerados.

E para vocês empreendedores do terceiro setor, como anda a Gestão de informação da sua organização? Deixe nos comentários.





Por: L


uiza Campos

Formada em Economia e com um MBA, trabalha com gestão de voluntariado há 5 anos. Cria conteúdo no movimento3.com com o objetivo de apoiar organizações e pessoas a se desenvolverem e se envolverem com o terceiro setor.

Linkedin


 | 


Medium