Governança de A a Z – As 10 responsabilidade do(a) Diretor(a) Executivo de uma ONG

Saúde e Bem-estar


Este conteúdo foi produzido por



Karen Lassner




Para que haja uma boa governança, uma ONG precisa de um Conselho de Administração ativo e de uma Direção Executiva dedicada. Agora, o que faz o Conselho de Administração comparado com a Direção Executiva? Um dos meus artigos recentes descreveu


as 10 responsabilidades do conselho de administração de uma ONG

. Neste artigo, gostaria de destacar as 10 responsabilidades do Diretor Executivo de uma ONG e assinalar as diferenças entre os dois.



A função do Diretor Executivo tem múltiplos enfoques. As seguintes dez responsabilidades do diretor executivo buscam demonstrar o alcance e a complexidade do papel de Diretor: 


1- Dedicar-se à missão e o propósito. 



O Diretor Executivo deve compreender e incorporar à fundo a missão e o propósito da organização e seus programas. O empenho do Diretor Executivo quanto à missão inspira e mobiliza as pessoas a trabalharem para que a missão seja concretizada. 



Uma das responsabilidades do Conselho, por sua vez, é definir a missão e a visão da organização. O Diretor Executivo, portanto,



trabalha para desenvolver essa missão



O Diretor Executivo fia-se na missão para planejar e tomar decisões sobre as prioridades da organização, a utilização dos recursos e a direção a tomar no futuro. 


Os Diretores Executivos também cuidam para que não haja nenhum “desvio da missão”. Isto ocorre quando as organizações começam a implementar atividades que não apoiam diretamente a missão, ou porque surgiram novas oportunidades de financiamento que não estão alinhadas com a missão.



2- Ser o líder da equipe e o gestor da organização. 



Liderar a equipe e gerir a organização constituem a essência das responsabilidades do Diretor Executivo. 



Enquanto o Conselho é responsável por contratar o Diretor Executivo e avaliar o desempenho deste, o Diretor Executivo é responsável por



contratar toda a equipe e administrar seu desempenho



, além de procurar



garantir que haja uma estrutura de gestão em funcionamento



Em geral, as responsabilidades de liderança e gestão do Diretor Executivo incluem:



  • Inspirar e motivar a equipe 

  • Promover uma cultura que reflita os valores da organização, estimule o bom desempenho e recompense a produtividade 

  • Criar uma estrutura de pessoal que apoie as metas, objetivos e prioridades da organização 

  • Garantir que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho agradável e os suprimentos e o equipamentos necessários para fazer seu trabalho com eficiência 

  • Oferecer salários e benefícios que sejam atraentes e retenham profissionais qualificados 

  • Apoiar o crescimento e desenvolvimento da equipe 


  • Garantir a qualidade, eficácia e eficiência dos programas e serviços


  • Liderar pelo exemplo 






3- Exercer uma direção financeira responsável.




O Diretor Executivo é responsável pela



gestão financeira diária



da organização dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho. Mesmo que a organização tenha um gestor financeiro e/ou contador, o Diretor Executivo deve poder explicar o orçamento da organização e interpretar suas demonstrações financeiras. Ele deve ainda entender as demonstrações financeiras da organização suficientemente bem para poder identificar inconsistências ou erros antes de serem apresentadas ao Conselho ou a outros de fora da organização. 




Os Diretores Executivos devem usar as informações financeiras da organização para a tomada de decisões, e precisam prestar particular atenção à



monitoria do fluxo de caixa



da organização e à percepção das



tendências de receitas e despesas



ao longo do tempo. 




Os Diretores Executivos também necessitam se responsabilizar pela



gestão financeira dentro de uma visão de longo prazo


. O desenvolvimento de reservas operacionais, a constituição de um fundo patrimonial (



endowment,



em inglês,) e a manutenção e operação de uma instalação são todas atividades que exigem um horizonte de planificação mais alongado. 



O Diretor Executivo



protege o património



da organização contra fraudes ao monitorar o uso apropriado dos recursos e ao verificar a essencialidade das despesas. Ele deve também certificar-se de que a organização adota as políticas e procedimentos apropriados e que eles são seguidos. Ele também procura garantir que a organização tenha os controles financeiros internos, os seguros e as políticas de gestão de riscos que forem mais indicados, e que as recomendações feitas pelos auditores sejam implementadas.




4- Liderar e gerir o processo de captação de recursos




A diferença das responsabilidades de captação de recursos entre o Conselho e o Diretor Executivo varia de uma organização à outra. No entanto, uma coisa é certa: o Diretor Executivo deve se envolver profundamente nos esforços de captação de recursos. Ele é uma das pessoas mais importantes para



estabelecer e manter as relações com doadores individuais e empresas



e para garantir um envolvimento efetivo do Conselho nas atividades de captação de recursos. 




O envolvimento substancial do Diretor Executivo com a captação de recursos tem a ver com o fato de que



os investidores institucionais tomam geralmente suas decisões de financiamento baseados em sua confiança na liderança do Diretor Executivo


. Os financiadores também desejam ter contacto com a pessoa que tem o conhecimento mais amplo sobre a organização e querem ouvir do Diretor Executivo, em primeira mão, sobre os desafios e os novos programas da organização. 



5- Obedecer às mais elevadas normas éticas, garantir a responsabilização e prestação de contas financeira e programática (accountability) e cumprir a lei. 




O Diretor Executivo é responsável por



garantir que a organização cumpra com todos os requisitos reguladores e legais


. Por exemplo, supervisionar a equipe (ou consultores) que prepara os documentos governamentais exigidos, implementa as políticas de recursos humanos, verifica se as contribuições sobre os salários foram pagas e retidas na fonte, segue os controles internos e prepara relatórios anuais, entre outras tarefas exigidas para uma organização bem administrada. 


Apesar de ser o Conselho o responsável por garantir a conduta ética e o cumprimento do dever da responsabilização e prestação de contas financeiras e programáticas (


accountability


), é o Diretor Executivo que instrui o Conselho nessas áreas. 



O Conselho e o Diretor Executivo devem



elaborar políticas



por escrito que esclareçam o que são comportamentos inaceitáveis e ofereçam ferramentas ou recursos a usar quando surgem os problemas, sendo ele, ainda, responsável por cumprir todas essas políticas. 



Os valores e o comportamento do Diretor Executivo dão o tom para toda a organização


. Como o Diretor Executivo funciona sem nenhum outro supervisor além do próprio Conselho e um reduzido sistema de pesos e contrapesos, o Conselho é responsável por garantir o comportamento ético e responsável do Diretor Executivo. 


6- Engajar o Conselho no planejamento e liderar a implementação. 




O



planejamento da ONG



é uma das mais importantes responsabilidades de governança compartilhadas pelo Conselho e o Diretor Executivo. Isto envolve ocasionalmente reexaminar a visão e a missão da organização à luz das mudanças nos ambientes externo e interno, desenvolver estratégias para o futuro, garantir que os programas e atividades da organização estejam alinhados com a visão e, finalmente, entender as implicações financeiras do plano. 



O papel do Diretor Executivo no planejamento inclui: 





  • Reconhecer a necessidade do planejamento. 

  • Decidir de que forma o Conselho irá participar. 

  • Fazer do planejamento uma prioridade e distribuir os recursos adequadamente. 

  • Identificar as decisões que precisam de ser tomadas pelo Conselho. 

  • Implementar e monitorar os planos. 



7- Desenvolver a liderança futura. 




O Diretor Executivo é responsável por



desenvolver a liderança futura da organização


. Para fazer isso, ele deve recrutar e contratar pessoas com o potencial para assumir posições de maior responsabilidade de gestão e liderança dentro da organização. Ele ou ela deve também se preocupar em oferecer salários competitivos de modo a atrair indivíduos de talento. Ele também necessita delegar responsabilidades para que os outros possam desenvolver suas habilidades de liderança e gestão. 




8- Expandir as relações externas e promover a organização e suas causas. 




O Diretor Executivo é o



principal porta-voz e representante da organização


. Os líderes do Conselho e outros membros da equipe de nível sênior também representam a organização, mas é o Diretor Executivo quem tem mais visibilidade. Dado o papel do Diretor Executivo como o rosto público da organização, ele ou ela deve ter boas habilidades de comunicação e contacto social. 







9- Garantir a qualidade e eficácia dos programas. 



O monitoramento da qualidade e da eficácia da organização e de seus programas é quase totalmente a responsabilidade do Diretor Executivo, geralmente assistido por sua equipe e por consultores independentes. A maioria dos Conselhos não tem o conhecimento especializado para avaliar integralmente os resultados alcançados e o impacto dos programas ou das organizações e, por isso, necessitam do apoio do Diretor Executivo. 







10- Apoiar o Conselho de Administração. 



Os Conselhos são responsáveis pela sua própria organização. Mas o Conselho não pode fazer seu trabalho sem o apoio do Diretor Executivo. 


Para apoiar o Conselho, o Diretor Executivo deve: 

  • Executar as tarefas administrativas do Conselho 

  • Demonstrar consideração e respeito pelos membros do Conselho e facilitar a interação nas relações do Conselho. 

  • Fornecer informações úteis e relevantes ao Conselho. 


Próximos passos


Espero que tenha ajudado a esclarecer as responsabilidades do Diretor Executivo de uma ONG e as diferenças entre essas e as responsabilidades do Conselho de Administração. Então, quais os próximos passos?



  1. Se você é Diretor Executivo ou Presidente do Conselho de uma ONG: revise a descrição do trabalho do Diretor Executivo e certifique-se de que contemple as 10 responsabilidades. 

  2. Se você é Diretor Executivo ou Presidente do Conselho de uma ONG e não existe uma descrição do trabalho do Diretor Executivo: prepare a descrição de trabalho do Diretor Executivo com base nas 10 responsabilidades acima. 



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Até o mês que vem!



Fonte: Moyers, Richard L.



The Nonprofit Executive Director´s Ten Basic Responsibilities


. Washington, DC: BoardSource, 2006