Gosta de mapas? 7 alternativas ao Google Earth que você precisa conhecer

Tecnologia


Nasa Wordview, Word FactBook da CIA, Copernicus Browser e Esri Landsat Explorador são algumas das plataformas gratuitas que forcem dados geoespaciais; veja a lista completa Embora o Google Earth seja o aplicativo mais popular para visualizar a Terra, há diversas plataformas gratuitas que fornecem mapas, imagens de satélite e outros dados relevantes sobre o nosso planeta. Por exemplo, o NASA Worldview mostra registros diretamente dos equipamentos da Agência Espacial Americana, o World Factbook da CIA fornece informações sobre a população, geografia e política de alguns países, e o Copernicus Browser utiliza dados dos satélites Sentinel da Agência Espacial Europeia. A seguir, veja a lista completa com sete sites para desbravar o mundo.
🔎 Yandex Images: o que é e como usar? Conheça o concorrente do Google Imagens
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Cansou do Google Earth? Veja 7 alternativas de sites com mapas para explorar o mundo
Reprodução/Internet
📝 Golpe no WhatsApp pedindo dinheiro. Como resolver definitivamente? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Por que usar sites com mapas?
Com apenas alguns cliques, é possível visualizar lugares distantes por meio dos sites com mapas dinâmicos. As plataformas também são úteis para planejar viagens, atividades ao ar livre, encontrar novas rotas e conhecer o funcionamento dos meios de transporte do local escolhido. Além disso, a ferramenta oferece a oportunidade de aprender mais sobre qualquer lugar do mundo com base em dados, imagens de satélite e visualizações 3D.
Por meio da análise de dados geoespaciais e do monitoramento de mudanças na superfície terrestre ao longo do tempo, é possível aprofundar pesquisas e realizar novas descobertas sobre o nosso planeta. A seguir, confira sete sites com mapas interativos para explorar a Terra.
Nasa Wordview
Mapy
World Factbook da CIA
ArcGIS
Copernicus Browser
Esri Landsat Explorer
USGS
1. Nasa Wordview
O NASA Worldview (worldview.earthdata.nasa.gov) é uma plataforma de código-fonte aberto do Sistema de Dados e Informações do Sistema de Observação da Terra (EOSDIS) da NASA. Ela permite visualizar as mudanças que ocorrem na maior parte do mundo. Os dados e imagens são coletados por vários satélites e apresentados em um mapa interativo que possibilita explorar diferentes áreas do globo. É possível pesquisar lugares, inserir coordenadas e até mesmo capturar uma imagem instantânea.
O grande diferencial da plataforma é a variedade de camadas de dados e eventos recentes que podem ser sobrepostas no mapa. Muitas das imagens são atualizadas diariamente e estão disponíveis dentro de três horas após a observação. Entre os dados disponíveis estão informações meteorológicas, sobre nuvens, tempestades de areia, incêndios florestais, rios atmosféricos, entre outros.
Nasa Wordview permite adicionar camadas e eventos recentes ao mapas
Reprodução/Nasa Wordview
2. Mapy
O portal Mapy (en.mapy.cz) é uma plataforma de mapas desenvolvida pela empresa checa Seznam.cz. Semelhante ao Google Maps, o site oferece diversas funcionalidades úteis para turistas, como planejamento de rotas, dicas sobre pontos turísticos, restaurantes, acomodações e caixas eletrônicos. Além disso, o site fornece informações sobre o tempo estimado de viagem e a distância entre os destinos.
O portal inclui várias camadas de visualização, como estradas, tráfego e mapas topográficos. Os usuários podem fazer o download de imagens e utilizar a ferramenta de “medição de distância e área” para calcular a extensão entre pontos, com o uso de um mouse. Ao fazer login, é possível salvar locais favoritos e adicionar fotos a lugares específicos. A plataforma também está disponível em aplicativo para aparelhos Android e iPhone (iOS). No entanto, vale destacar que o Mapy ainda não oferece o idioma português.
Mapy oferece recursos que ajudam a planejar viagens
Reprodução/Mapy
3. World Factbook da CIA
O portal World Factbook (www.cia.gov/the-world-factbook/maps) é uma fonte de informações geográficas e estatísticas sobre diversos países, fornecida pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). A seção de mapas abrange diferentes aspectos, como geografia física, político-administrativa, recursos naturais, distribuição populacional, entre outros. Para facilitar a navegação, o site oferece aos usuários a opção de utilizar filtros para encontrar mapas específicos. Além disso, as imagens podem ser baixadas para consulta offline ou para uso em apresentações e outros materiais.
Portal World Factbook fornece informações geográficas e estatísticas de diversos países
Reprodução/World Factbook
4. ArcGIS
O portal ArcGIS (www.arcgis.com/apps/mapviewer) é uma plataforma para criação, análise e compartilhamento de dados geoespaciais. O recurso é usado principalmente por organizações que atuam com informações geográficas. Com uma interface interativa, é possível visualizar os dados em camadas sobre um mapa base, incluindo pontos de interesse, dados climáticos, imagens de satélite, entre outros.
Além disso, o site oferece ferramentas para adicionar marcadores, legendas, gráficos e tabelas aos mapas. No entanto, é necessário registrar-se na plataforma para salvar um trabalho antes de começar o projeto. Logo após, os mapas podem ser compartilhados com outras pessoas ou publicados para o público.
A plataforma ArcGIS permite criar e compartilhar mapas
Reprodução/ArcGIS
5. Copernicus Browser
O Copernicus Browser (browser.dataspace.copernicus.eu) é uma ferramenta desenvolvida para acessar e visualizar dados de observação da Terra fornecidos pelos satélites Sentinel, parte do programa Copernicus da Agência Espacial Europeia (ESA). A plataforma oferece uma variedade de dados capturados, abrangendo áreas como geologia, oceanos, vegetação, entre outros. É possível selecionar o dia e hora específicos para analisar, escolher locais de interesse, adicionar camadas adicionais de informação, dar zoom para ver detalhes mais próximos da área escolhida e baixar as imagens.
Copernicus Browser usa dados do satélites Sentinel da Agência Espacial Europeia (ESA)
Reprodução/Copernicus Browser
6. Esri Landsat Explorer
O site Esri Landsat Explorer (livingatlas.arcgis.com/landsatexplorer) foi desenvolvido pela Esri, uma das principais empresas de tecnologia geoespacial. A ferramenta oferece acesso a um grande conjunto de imagens de satélite da missão Landsat, que coleta dados há mais de 50 anos. Isso permite comparar imagens ao longo do tempo e analisar mudanças ambientais.
Com o mapa interativo, os usuários podem explorar áreas de interesse por meio de funções de zoom e pesquisa. Os Dynamic Views mostram os registros mais recentes e livres de nuvens do arquivo Landsat. A representação das áreas no mapa varia com base no tema escolhido, como agricultura ou áreas urbanas. Além disso, o Landsat Explorer está integrado com outras plataformas da Esri, como o ArcGIS.
O site Esri Landsat Explorer é uma grande base de dados da missão Landsat
Reprodução/Esri Landsat Explorer
7. USGS
O EarthExplorer (earthexplorer.usgs.gov/) é uma plataforma avançada do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para encontrar e baixar dados geoespaciais. É possível iniciar inserindo um endereço, nome do local, coordenadas ou clicando no mapa para definir a área de pesquisa. A ferramenta é especialmente voltada para usuários experientes que buscam realizar pesquisas e análises mais complexas. Além disso, o site da USGS também organiza seus mapas em coleções temáticas, como topográficos, vulcânicos, entre outros. Cada coleção oferece uma lista de mapas relevantes para o tema específico.
O EarthExplorer é uma plataforma avançada de busca de dados geoespaciais
Reprodução/EarthExplorer
Com informações de Pocket-lint
Mais do TechTudo
Veja também: Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo
Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo