Game Boy 35 anos: relembre 15 jogos de sucesso do portátil da Nintendo

Tecnologia


Com quase quatro décadas de existência o console se tornou um clássico e marcou várias gerações com jogos como Super Mario, Pokémon e Tetris; confira a lista completa O Game Boy foi o primeiro console portátil de grande sucesso lançado no Japão há 35 anos e marcou milhares de pessoas. Com uma pequena tela monocromática e uma biblioteca rica em clássicos, o videogame da Nintendo funcionava à base de pilhas AA e marcou uma geração que nem sonhava com a chegada dos smartphones. Além de levar Super Mario, Donkey Kong, Link e outros personagens populares para o bolso dos jogadores, o Game Boy foi marcado pelo surgimento de franquias que fazem sucesso até hoje — como Pokémon e Kirby, por exemplo. Relembre, a seguir, os quinze jogos mais vendidos do avô dos consoles portáteis.
🎮 Lista reúne curiosidades do Game Boy, popular videogame dos anos 90
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
35 anos do Game Boy: veja jogos de sucesso no portátil
Divulgação/Nintendo
👉 Quais jogos de Super Mario você recomenda no Nintendo Switch? Comente no Fórum do TechTudo
1. Tetris
Lançado também em 1989, Tetris foi comercializado junto às primeiras unidades do Game Boy e acabou se tornando o maior sucesso da plataforma. A versão portátil do jogo de encaixar pecinhas vendeu mais de 35 milhões de cartuchos, ajudando a popularizar o console da Nintendo no mundo e entre jogadores de todas as idades.
Tetris para Game Boy é uma das versões mais conhecidas do jogo clássico
Reprodução/Tetris, Nintendo
2. Pokémon Red e Blue
Apesar de só terem sido lançados em 1996, quando o Game Boy original já estava quase saindo de linha, os primeiros jogos de Pokémon venderam mais de 31 milhões de cópias. Uma das coisas que conquistou o público foram seus 151 monstrinhos, que podem ser enviados de uma versão para outra usando o cabo Game Link.
Pokémon Red e Blue são os jogos mais vendidos da franquia até hoje
Reprodução/YouTube
3. Pokémon Gold e Silver
Pokémon Gold e Silver são os preferidos de muitos fãs da franquia — não à toa que, juntos, venderam aproximadamente 23 milhões de unidades. Além de introduzir a região de Johto e 100 novas espécies de monstrinhos, os jogos permitiam que os treinadores voltem para a região de Kanto e desafiem os líderes de ginásio dos games anteriores.
Pokémon Gold e Silver apresentaram 100 novos monstrinhos
Divulgação/Nintendo
4. Super Mario Land
Inspirado nos clássicos da franquia para o Nintendinho, Super Mario Land foi lançado no mesmo dia do Game Boy original e vendeu mais de 18 milhões de cartuchos. O jogo conta com um total de doze fases e marcou a primeira aparição da princesa Daisy, que deve ser resgatada pelo jogador e voltaria a aparecer em diversos jogos do bigodudo.
Super Mario Land marcou a estreia do encanador no Game Boy
Divulgação/Nintendo
5. Pokémon Yellow
Pokémon Yellow é uma releitura dos clássicos Red e Blue, lançada em 1998, diante da popularidade do desenho animado da franquia. Com mudanças inspiradas na jornada de Ash Ketchum, como Pikachu no lugar dos Pokémon iniciais e personagens com visual mais fiel ao anime, o jogo vendeu aproximadamente 14 milhões de unidades.
Assim como no desenho, a jornada de Pokémon Yellow começa com Pikachu
Reprodução/Clercio Rodrigues
6. Super Mario Land 2
Lançado em 1992, Super Mario Land 2 se inspirou em Super Mario World e introduziu uma nova transformação: o Mario Coelho, que pode planar no ar. Superando seu antecessor em todos os sentidos, o jogo vendeu mais de 11 milhões de unidades. Além disso, ele também marcou a estreia do vilão Wario, que viria a protagonizar seu próprio jogo no portátil.
Transformação de Coelho para Mario foi a principal novidade de Super Mario Land
Reprodução/xRavenXP
7. Dr. Mario
Misturando a jogabilidade de Tetris e o carisma de Super Mario, Dr. Mario vendeu cerca de 5,3 milhões de unidades e se tornou um dos jogos de quebra-cabeça mais populares do Game Boy. No título, lançado em 1990, o jogador deve combinar as cápsulas de remédio que caem do topo da tela para derrotar os vírus espalhados por casa fase.
Dr. Mario foi o primeiro jogo de puzzles do mascote da Nintendo
Reprodução/YouTube
8. Wario Land: Super Mario Land 3
Apesar de ter “Super Mario” no título, Wario Land: Super Mario Land 3 foi o primeiro jogo protagonizado pelo rival do encanador — que tem movimentos e power ups bem diferentes. Ele chegou ao Game Boy em 1994 e, adicionando mecânicas únicas ao estilo de ação em plataforma dos demais jogos da franquia, vendeu um total de aproximadamente 5 milhões de cartuchos.
Wario Land marcou o início de uma série que, atualmente, já conta com outros cinco jogos (Foto: Divulgação/Nintendo)
Divulgação/Nintendo
9. Kirby’s Dream Land
Outro título que marcou a história do Game Boy é Kirby’s Dream Land, que foi lançado em 1992 e vendeu 5 milhões de cópias. No jogo, para recuperar as estrelas roubadas pelo Rei Dedede, devemos passar por um total de cinco fases. O curioso é que, neste game, Kirby ainda não consegue adquirir novas habilidades ao “engolir” inimigos.
Primeiro jogo do herói redondo foi lançado para Game Boy
Reprodução/xRavenXP
10. Donkey Kong Land
Lançado em 1995, Donkey Kong Land tenta levar a experiência do primeiro Donkey Kong Country para o Game Boy. Assim como no clássico de Super Nintendo, o jogador pode controlar os primatas DK e Diddy, mas a jogabilidade e as fases foram simplificadas. Apesar das limitações do portátil, o jogo vendeu cerca de 3,9 milhões.
Donkey Kong Land se inspirou no jogo do gorila para o Super Nintendo
Divulgação/Nintendo
11. The Legend of Zelda: Link’s Awakening
Primeira aventura portátil de The Legend of Zelda, Link’s Awakening foi lançado em 1993 e vendeu mais de 3,8 milhões de cartuchos. No jogo, que também recebeu uma versão moderna para Nintendo Switch, o barco de Link naufraga e nosso herói acaba em uma ilha. Para encontrar uma saída, o jogador deve explorar o local e encontrar oito artefatos.
Link’s Awakening foi a primeira aventura de Link na telinha do Game Boy
Divulgação/Nintendo
12. F-1 Race
A adrenalina das corridas de Fórmula 1 na palma da mão. Foi com essa proposta que F-1Race, de 1990, vendeu mais de 3,4 milhões de unidades e se tornou o principal título do gênero no Game Boy. Um dos segredos por trás de tanto sucesso é que, usando o cabo Game Link e um adaptador, era possível conectar até quatro consoles e desafiar os amigos.
Apesar das limitações do Game Boy, F1-Race tem modo multiplayer para até quatro jogadores
Reprodução/World of Longplays
13. Yoshi
Fruto da primeira parceria entre Nintendo e a desenvolvedora Game Freak, que viria a criar Pokémon, Yoshi chegou ao Game Boy em 1991 e vendeu aproximadamente 3,1 milhões de cópias. Com jogabilidade que lembra Tetris e Dr. Mario, o jogador precisa organizar os monstros que caem de cima para impedir que eles alcancem o topo da tela.
Jogo de puzzles do dinossauro verde é destaque da biblioteca do Game Boy
Reprodução/Kryschnack Longplay
14. Donkey Kong
Lançado em 1994, Donkey Kong volta para as raízes da franquia e tenta resgatar a essência dos jogos do gorilão na época do fliperama. Como no clássico do arcade, o jogador controla Mario e deve superar uma série de obstáculos para resgatar Pauline. Ao todo, pouco mais de 3 milhões de cartuchos do título foram comercializados.
Donkey Kong tem jogo de Game Boy baseado nos títulos mais antigos da franquia
Reprodução
15. Kirby’s Dream Land 2
Kirby’s Dream Land 2, de 1995, superou seu antecessor em quase todos os quesitos e vendeu aproximadamente 2,3 milhões de cartuchos de Game Boy. Uma das principais novidades são as montarias, que deixam Kirby correr ou nadar mais rápido, por exemplo, além de mudar o efeito dos poderes adquiridos ao engolir inimigos.
Em Dream Land 2, Kirby conta com o suporte de três animais parceiros
Reprodução/xRavenXP
Com informações de VGChartz
Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos
Saiba Mais