Fórmula 1: GP da Emília-Romagna marca início da temporada europeia

Distrito Federal

Começa nesta sexta-feira (17), o Grande Prêmio da Emília-Romagna, em Ímola, na Itália. A etapa marca o início da temporada europeia da Fórmula 1.

A corrida será disputada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, que tem 4,904 quilômetros de extensão e 19 curvas, onde serão disputadas 63 voltas. O desafio são as curvas de alta velocidade, que podem implicar em um grande desgaste dos pneus.

A última corrida disputada em Ímola foi em 2022. Na ocasião, Max Verstappen venceu a prova. O GP de 2023 foi cancelado devido às enchentes que assolaram a região.

A temporada

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, domina a atual temporada. Com cinco vitórias em seis corridas, o atual campeão do mundo lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 136 pontos.

O segundo colocado do campeonato é o mexicano Sergio Perez, também da Red Bull, com 103 pontos conquistados. Charles Leclerc, da Ferrari, fecha o top 3 com 98 pontos somados.

O Mundial de Construtores é liderado pela Red Bull, que soma 239 pontos. Ferrari e Mercedes fecham o top 3 com 187 e 124 pontos, respectivamente.

Homenagens a Ayrton Senna

A organização da Fórmula 1 organizou uma série de homenagens para Ayrton Senna, morto no mesmo circuito há 30 anos atrás.

Nessa quinta-feira, o tetracampeão da categoria, Sebastian Vettel, organizou uma caminhada na pista até a Curva Tamburello, local do acidente fatal de Senna. Junto de Vettel, participaram Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Max Verstappen.

A Ferrari, por sua vez, terá em seus carros um alusivo em alusão ao piloto brasileiro.

 

Programação

  • Sexta-feira: Treino Livre 1 – 8h30; Treino Livre 2 – 12h;
  • Sábado: Treino Livre 3 – 7h30; Classificação – 11h
  • Domingo: Corrida – 10h (Horário de Brasília)
  • Onde assistir: O Grande Prêmio da Emília-Romagna e a classificação terão transmissão da Band, na TV aberta. Os treinos livres e a classificação serão transmitidos no BandSports, na TV fechada.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas