Disputa entre Fifa e ligas por Super Mundial é por NBA do futebol

Esportes

A Premier League já tem como maior fonte de receita a venda de direitos de transmissão do exterior em relação ao mercado doméstico. La Liga também tem renda vistosa fora da Espanha e segue o mesmo caminho.

Mas não é o suficiente. As ligas reivindicam junto à Fifa que possam disputar jogos dos campeonatos nacionais fora de seus países. Lembremos que a La Liga e a federação espanhola já transferiram jogos da Supercopa para a Arábia Saudita.

A Premier League já teve um torneio de verão nos EUA no meio do ano passado, isto é, no período de pré-temporada. O mercado americano é o maior alvo pois é o maior do mundo e com uma liga, MLS, fraca.

O Super Mundial vai se realizar justamente em terras americanas. E, se a competição der certo, vai ter esse caráter global de reunir equipes de todo mundo em um grande palco. As receitas futuras podem explodir. No momento, ainda é um torneio sem contratos fechados de TV e comerciais, o que está em negociação com a Fifa.

As vendas de direitos de transmissão de futebol vive atualmente uma estagnação depois de seguidos booms. Isso tem relação com a crise dos streamings e da TV a cabo.

Para aumentar a receita dos campeonatos, portanto, é preciso expandir, inclusive com a possiblidade de receita de bilheteria em outros países. O movimento já é feito com a ligas americanas, como se vê no jogo da NFL marcado para a Neo Química Arena.