Diretora do Ibope deixa cargo após rebelião das TVs contra audiência do YouTube

Entretenimento

Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media há seis anos, pediu demissão em meio uma crise entre a empresa e as maiores emissoras de TV do país. Oficialmente foi divulgado que a executiva “concluiu o processo de transição interna e decidiu explorar novas oportunidades”. Mas segundo o site Notícias da TV, o buraco é mais embaixo.

A diretora liderou uma tentativa de mudança nas métricas de audiência de redes como Globo, Record e SBT. As emissoras não concordaram com a nova medição, que favoreceria o YouTube, e passaram a fazer campanha pela quebra do monopólio da empresa no mercado. A informação foi publicada em primeira mão pelo jornalista Sandro Nascimento, do site NaTelinha.

Melissa trabalhava na empresa há 28 anos, ela começou como assistente de operações e assumiu o posto mais alto da companhia em agosto de 2017. Além de comandar a Kantar Ibope Media, ela também foi presidente da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), entidade criada para desenvolver o mercado de mídia digital no país.

Ainda segundo o Notícias da TV, a executiva foi alvo de críticas constantes das TVs, desde que foi presidente da IAB, por carregar com afinco a bandeira digital e a entrada das chamadas big techs na medição do Ibope. Melissa chegou a condicionar a sobrevivência da Kantar nos players digitais, como Google (dona do YouTube) e Netflix.

Fonte: Notícias da TV