Desafios e Soluções no Turismo Rural: especial segurança

Viagens e Turismo

Resistência de moradores para o turismo

Qual o trabalho feito na sua cidade junto aos moradores para conscientização da importância do Turismo na região e como esse Setor da economia ajuda o município na arrecadação de receitas? 

Para Flávio, não existe resistência dos moradores, mas sim um desconhecimento, ou falta de interesse na percepção de como esse Setor da economia é um potencial gerador de empregos e que engloba vários setores da cadeia produtiva do Município, abrindo portas e oportunidades.

Como exemplo, Itu tem o Parque Maeda que gera mais de 300 empregos diretos, mas muitos veem com indiferença, pois acham que a primeira geração de emprego que foi a indústria, permanece até os dias atuais, e não veem o Turismo como força de trabalho e  fonte de renda potencial. Sendo que muitos trabalham em setores que estão totalmente envolvidos no processo, como restaurantes, hotéis, lanchonetes etc.

Capacidade de carga e os desafios para controlar o fluxo de turistas

Quando estamos lidando com ser humano, é preciso muito tato para conseguir mudar seus pensamentos e fazer com que entenda a importância de mudanças em suas atuações, e isso é bem desafiador. E cabe a você gestor, mostrar como a mudanças de atitudes mudem melhorar a imagem da cidade e logo do atrativo rural também.

É preciso que os empresários do turismo rural tenham controle da capacidade de carga de seus atrativos e passem essa informação ao gestor do Município, é preciso fazer com que enxerguem que essas informações não estão ligadas a aumento de tributos, é importante para eles terem controle em suas propriedades e poderem melhorar a hospitalidade. E ajuda na sustentabilidade do Município.

Passe para eles a importância de fazerem o cadastro no CADASTUR, o Observatório de Turismo da região precisa ter esses dados. O Plano Diretor do Município tem que estar sempre renovando os dados e isso ajuda uma visualização maior do potencial turístico da região.

No caso, a região de atuação do meu entrevistado também sofre com essa resistência, mesmo sendo sua região bem conhecida no turismo.

Desafios para passar aos turistas as vestes adequadas para prática de algumas atividades.

Senhor gestor, na sua opinião somente as localidades que trabalham em seus atrativos com turismo de aventura que devem usar equipamentos de segurança em suas atividades, por menor que seja o risco?

Tenho certeza que concordamos que qualquer atividade, por menor que seja, não utilizando até um calçado adequado, pode causar um acidente.

Talvez por falta de conhecimento dos riscos, aí entra você gestor, com toda a sua experiência e conhecimento, ser aquele que vai conscientizar os empresários dos atrativos da sua região.

Já segundo o turismólogo que entrevistamos, alguns atrativos em Itu tem cavalgadas, mas não usam o capacete nos turistas, com certeza por desconhecerem a necessidade e não por negligência, e em outras regiões que fazem cavalgadas também não usam.

Isso  também serve  de alerta  para pensar nos atrativos que tem cachoeiras, mais uma vez, coloque seus conhecimentos em prática.

Exemplo de Itu, estão fazendo o cicloturismo em área rural, um turismo sustentável, e os participantes usam capacete, uma iniciativa da Secretaria de Turismo, modelos assim precisam ser seguidos.

Source link