Defesa Civil solicita laudo para liberar prédios interditados no DF

Notícias e Atualidades

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), solicitou que os responsáveis pelos quatro edifícios interditados em Planaltina, em razão do risco de desabamento, apresentem laudo técnico que ateste a liberação dos prédios para retorno dos moradores.

Os técnicos da Defesa Civil emitiram os termos de interdição de quatro edificações, após análise técnica, diante do risco de desabamento e colapso. Foram retiradas do local 12 famílias, totalizando 40 pessoas.

Os responsáveis pelos prédios foram notificados e deverão entregar laudo de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) produzido por empresa ou profissional habilitado, atestando a segurança estrutural e indicando as causas e possíveis soluções para mitigação dos riscos encontrados.

Além disso, os donos dos imóveis deverão executar serviço de manutenção para mitigação dos riscos e tomar as devidas providências para que o local permaneça isolado.

Segundo a pasta, os acessos nas áreas interditadas só poderão ser feitos por profissional habilitado. A desinterdição está condicionada ao cumprimento de todas as exigências e só ocorrerá mediante Termo de Desinterdição, que é emitido pela Defesa Civil.

O laudo técnico será elaborado pela empresa ou profissional habilitado contratado pelos responsáveis pela edificação, devendo ser apresentado em até 30 dias. O prazo será prorrogado por igual período, se houver pedido de adiamento.

A Defesa Civil informa, ainda, que atua executando ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, apoiando as ações dos órgãos de emergência, que realizam as primeiras intervenções.


0

Evacuação dos prédios

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) evacuou, na noite do último domingo (28/4), quatro prédios de uso misto. Segundo a corporação, as edificações localizadas na Quadra 18, no Buritis 4, estavam com risco de desabamento.

Ainda, de acordo com os bombeiros, as estruturas apresentam diversas rachaduras e emitem estalos.