CPAC tem apoio de empresas ligadas a ato golpista

Distrito Federal

A empresa Tuboaços da Amazônia, que apoiou os atos golpistas em Manaus contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi anunciada como “parceria” do CPAC Brasil 2024 na última semana. O congresso da extrema direita, de formato importado dos Estados Unidos, é organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), laboratório de ideias do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O evento será realizado nos dias 6 e 7 de julho em Balneário Camboriú (SC).  

“Como parceira oficial do CPAC Brasil 2024, a Tuboaços reafirma seu compromisso com o Brasil que nós almejamos e lutamos para construir”, informa o comunicado do ICL enviado por e-mail aos inscritos no evento. “Em especial, gostaríamos de expressar nossa gratidão aos nossos estimados parceiros. Sem a generosa participação ativa deles, jamais estaríamos realizando outro evento deste porte”, acrescenta o instituto. 

Com sede na capital amazonense, a Tuboaços distribuiu fardos de água e refrigerante no acampamento montado em frente ao Comando Militar da Amazônia, em novembro de 2022. Um vídeo que mostra o caminhão da empresa no local, compartilhado em grupos bolsonaristas, foi divulgado pela Revista Cenarium. “Mais uma doação da Tuboaços”; “Compartilha aí que a Tuboaços é nossa amiga”, diz um manifestante na gravação. 

Naquele mesmo ano, a Tuboaços da Amazônia foi alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT) após denúncia de coação eleitoral. Em 13 de julho de 2022, ela firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) comprometendo-se, entre outros tópicos, a abster-se de “induzir ou pressionar trabalhadores para a realização de qualquer atividade ou manifestação política em favor ou desfavor a qualquer candidato ou partido político” e “de veicular propaganda político-partidária em comunicados dirigidos aos seus empregados”. 

A companhia também foi denunciada em 2022 por propaganda eleitoral antecipada, após ter instalado um outdoor com a foto do então presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em frente à sua sede. Em sua defesa, a empresa relatou “que voluntariamente retirou o outdoor impugnado”.

A Tuboaços tem como sócios Fabiano Moreira Magalhães e Sergiani Costa de Alcântara, de acordo com informações divulgadas pela Receita Federal. A empresa comercializa e produz tubos, conexões e aços e tem como “garoto-propaganda” o apresentador de televisão Sikêra Júnior. Em 2022, a companhia informou pelas redes sociais patrocínio ao documentário “Olavo tem razão, o filme” sobre o autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho.

A Agência Pública procurou a Tuboaços e o ICL, mas não recebeu retorno até o momento. 

CPAC Brasil também terá parceria da Aprosoja MT

O ICL anunciou que a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) também vai patrocinar o CPAC Brasil 2024. O presidente da entidade, Lucas Costa Beber, foi apontado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro como um dos financiadores dos atos que resultaram na depredação dos prédios dos três poderes em Brasília. A comissão sugeriu o indiciamento de Beber. 

A Aprosoja MT é parceira de longa data do ICL. Em 2022, a entidade financiou o “Brasil Profundo”, eventos regionais promovidos pelo instituto de Eduardo Bolsonaro. A Aprosoja MT foi patrocinadora do CPAC nos últimos dois anos. 

Versão do maior evento conservador dos Estados Unidos, o CPAC Brasil é promovido anualmente por Eduardo Bolsonaro desde 2019. Lideranças da extrema direita dos EUA, da América Latina e da Europa participaram das últimas edições do evento, que deve receber neste ano o militante conservador, ator e modelo mexicano Eduardo Verástegui.

A Pública procurou a Aprosoja MT, mas não obteve retorno.