conheça o carro de corrida movido a hidrogênio

Tecnologia

A fabricante de automóveis francesa Alpine, subsidiária da Renault, revelou seu mais recente desenvolvimento, o protótipo Alpine Alpenglow Hy41. Este veículo, que é mais do que um simples carro de exposição, representa um marco importante na indústria automobilística, pois é alimentado por um motor de combustão interna movido a hidrogênio.

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Conheça o Alpine Alpenglow Hy4

O Alpenglow foi inicialmente apresentado como um projeto de design simbólico no final de 2022 no Salão do Automóvel de Paris, juntamente com o A110 R e o A110 E-ternite movido a bateria. Agora, a Alpine transformou esse conceito em realidade com o Alpenglow Hy4, a primeira versão em movimento do veículo.

O protótipo foi apresentado ao público no dia 10 de maio no Circuito de Spa-Francorchamps, antes de “pisar na pista pela primeira vez” durante a corrida de resistência TotalEnergies 6 Hours of Spa-Francorchamps. Após isso, demonstrações adicionais serão realizadas na 92ª edição das 24 Horas de Le Mans em 14 e 15 de junho.

Alpine Alpenglow Hy4 (Imagem: Divulgação)

Detalhes do motor movido a hidrogênio do Alpine Alpenglow Hy4

O nome “Hy4” combina a noção de hidrogênio ‘Hy’ e ‘quatro’ para 4 cilindros. O protótipo Alpenglow Hy4 é equipado com um motor de combustão interna movido a hidrogênio de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de produzir 340 ps ou 335 hp. Embora isso possa não parecer muito, o veículo é equipado com um monocoque de fibra de carbono leve e um chassi estilo LMP3.

O motor de 2.0 litros turbo é alimentado por H2 di-hidrogênio, tem injeção direta a 40 bar e também injeção de água para reduzir as emissões de NOx. Pode atingir até 7.000 rpm e, quando acoplado à caixa de câmbio de corrida sequencial do carro com uma embreagem centrífuga, permite que o protótipo atinja uma velocidade máxima de até 270 km/h.

Alpine Alpenglow Hy4
Alpine Alpenglow Hy4 (Imagem: Divulgação)

O hidrogênio é armazenado em forma de gás em três tanques (2,1 kg cada) a uma pressão muito alta de 700 bars. A pressão é reduzida para 200 através de um regulador e depois para 40 bars para injeção direta na câmara de combustão.

A Alpine e a Renault têm grandes esperanças de que a tecnologia do motor de combustão de hidrogênio terá um futuro na corrida pela sustentabilidade ambiental. Eles também querem combiná-la com inovação e desempenho. Até o final do ano, a equipe planeja substituir os quatro cilindros por um V6.

Com o Alpenglow Hy4, a Alpine está demonstrando que o desempenho e o desenvolvimento sustentável são compatíveis, com o bônus adicional do som de um motor de combustão interna.

Com informações: Autoevolution