Confira o Olhar Digital News na íntegra (05/06/2024)

Tecnologia

Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (05):

Engenheiros e neurocientistas da Universidade do Sul da Flórida (USF) desenvolveram um mapa detalhado do cérebro de mamíferos com inteligência artificial (IA) e realidade virtual. O modelo imersivo pode ajudar a compreender a origem de distúrbios de desenvolvimento – como o transtorno do espectro autista (TEA) – e apoiar no tratamento precoce de lesões e doenças cerebrais – como Alzheimer.

Robô humanoide da OpenAI atende por voz e faz trabalho em grupo

Uma descoberta surpreendente foi feita por cientistas em uma expedição à ilha de Grande Terre, localizada a leste da Austrália. Liderados por Jaume Pellicer, do Instituto Botânico de Barcelona, na Espanha, os pesquisadores identificaram que uma modesta samambaia, a Tmesipteris oblanceolata, possui o maior genoma já conhecido no mundo.

Olhar do Amanhã: o futuro dos golpes digitais

Se tem uma tecnologia que caiu rapidinho no gosto dos brasileiros é o Pix. É tudo muito prático, gratuito, 24 horas e com bloqueios de segurança parecidos com TED e DOC. Afinal, você consegue ver os dados de quem está recebendo a transferência e sempre gera um comprovante. Um problema, claro, é a transferência sob coação de criminosos, algo parecido com o saque sob coação em caso de assalto. Mas o avanço da tecnologia, que é algo positivo, trouxe um efeito colateral gerado por golpistas.

Antigo Egito pode ter prosperado após curiosas mudanças no rio Nilo

O rio Nilo sempre foi fonte importante (por que não dizer vital?) ao povo do Antigo Egito que conviveu com ele. Fonte de vida, ele ajudava com a irrigação das colheitas, alimentação dos animais, bússola, entre outros. E não é que um estudo da Universidade de Southampton (Inglaterra) mostra que as crenças desse fascinante povo estavam certas? Entenda!

Anaconda do passado? Arte rupestre retrata cobra gigante na América do Sul

Arqueólogos localizaram diversas artes rupestres nas regiões das atuais Venezuela e Colômbia. Entre as descobertas está a maior gravura monumental do mundo. As pinturas mostram humanos e animais e estão localizadas ao longo do Alto e Médio Rio Orinoco.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!