Como tênis de Sabrina Ionescu dominou NBA e ‘ganhou’ estrelas de Celtics x Pacers

Esportes

Sabrina Ionescu contava os dias para o começo da nova temporada da NBA. Em especial, ela marcou a data do primeiro jogo do Boston Celtics, que agora é finalista do Leste e inicia a disputa contra o Indiana Pacers nesta terça-feira (21), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ às 21h (de Brasília). Mais especificamente queria ver a estreia do armador Jrue Holiday pela então sua nova equipe.

Sensação do basquete feminino aos 26 anos, Ionescu cresceu na Califórnia, joga pelo New York Liberty, não é torcedora dos Celtics, nem conhecia Holiday… Mas os dois jogadores têm uma ligação pessoal: o armador foi o primeiro jogador da NBA a usar em jogo o tênis da marca exclusiva de Ionescu com a Nike, o chamado “Sabrina 1s”.

Holiday já tinha ostentado o Sabrina 1s durante a pré-temporada, mas foi um momento marcante para Ionescu vê-lo no modelo de cor branca, preta e azul, exclusivo para jogadores, durante a vitória de Boston contra o New York Knicks, no dia 17 de outubro.

“Acho que nem vi o jogo”, disse Ionescu à ESPN. “Só estava olhando para os pés dele.”

Holiday é o jogador da NBA que mais usou o Sabrina 1s, em mais de 50 partidas. Nesta temporada, além de finalista no Leste, ele vive seu auge no aproveitamento em arremessos de três pontos, convertendo 43% dos chutes – embora a média tenha caído um pouco nos playoffs (para 39%)…

Perguntado sobre o momento, ele deu os devidos créditos aos novos calçados: “Talvez os tênis sejam parte da razão pela qual estou arremessando tão bem”, disse ele à reportagem.

Ao longo da temporada 2023/24, 77 jogadores da NBA se juntaram a Holiday no uso do Sabrina 1s, de acordo com o kixstats.com, site que cataloga os calçados usados pelos jogadores de basquete. Embora o armador tenha escolhidos seus novos tênis em grande parte porque achou que seria uma maneira “legal” de mostrar apoio aos esportes femininos – um assunto especialmente significativo para ele, que é casado com Lauren Holiday, que está no Hall da Fama do futebol dos Estados Unidos – vários jogadores disseram à ESPN que não pensaram no gênero ao entrar em quadra com eles.

Era esse o objetivo quando Ionescu e a Nike se juntaram para criar os tênis de estreia da estrela da WNBA, lançados em setembro. E com os jogadores elogiando seu visual, a sensação de familiaridade deles e sua funcionalidade, os Sabrina 1s tornaram-se um item popular nos armários de toda a NBA – ao lado de produtos clássicos da Nike, como os de Kobe Bryant e LeBron James.

“Não é um sapato de basquete feminino ou masculino, são para todos”, disse Ionescu sobre os Sabrina 1s. “Ser capaz de contar essa história e ver as pessoas genuinamente a comprando e respeitando, penso que chegou o momento de querer que isso seja promovido.”


Algumas jogadoras ao longo dos 27 anos de história da WNBA conseguiram lançar modelos exclusivos de calçados, a começar pelo contrato de Sheryl Swoopes com a Nike, que começou em 1995 e durou sete anos. Rebecca Lobo (Reebok), Nikki McCray (Fila), Candace Parker (Adidas) e Breanna Stewart (Puma) estão entre outras que vieram depois. Elena Delle Donne, que assinou com a Nike, junta-se a Stewart e Ionescu como as jogadoras em atividade com tênis com seus nomes.

Nenhuma delas teve tanta repercussão na NBA como os Nikes da Ionescu, porém.

Jalen Brunson, jogador dos Knicks, usou um modelo branco e laranja enquanto marcava 50 pontos, no dia 15 de dezembro, numa vitória por 139 a 122 contra o Phoenix Suns. Tyrese Haliburton, armador do Indiana Pacers, outro finalista do Leste, usou um modelo personalizado em cada pé – vermelho, laranja, verde e amarelo no tênis direito e preto, vermelho e azul no esquerdo – no triunfo dos Pacers sobre o Atlanta Hawks por 157 a 152, em 21 de novembro.

O armador do Detroit Pistons, Cade Cunningham, usou uma versão personalizada mais simples – todo branco com um logo da Nike vermelho no tênis direito e um azul no esquerdo – durante uma partida em que anotou 30 pontos e 12 assistências, quando seu time interrompeu sua histórica sequência de derrotas, em 30 de dezembro, ao vencer o Toronto Raptors por 129 a 127.

E os Sabrina 1s foram além das quadras da NBA e da WNBA. Eles foram vistos regularmente nos torneios masculino e feminino do basquete universitário nesta temporada. Ionescu presenteou pessoalmente com pares Caitlin Clark, o fenômeno do esporte feminino que provavelmente está destinada a assinar seu próprio contrato de tênis no futuro, e suas colegas de equipe de Iowa antes da participação dos da equipe nas semifinais do torneio das faculdades.

Os tênis também foram além das fronteiras dos Estados Unidos. Nigel Hayes-Davis, jogador norte-americano do Fenerbahçe, da Turquia, usou-os ao bater o recorde de pontuação em um único jogo da EuroLeague com 50 pontos no dia 29 de março.

Os tênis apresentam um logo da Nike inclinado verticalmente no lado de dentro do pé, que representa a quebra de barreiras, algo que Ionescu está habituada a fazer.

Foi a primeira jogadora na história da NCAA, homem ou mulher, a ter 2000 pontos, 1000 rebotes e assistências na carreira. Na última temporada, ela quebrou o recorde de Diana Taurasi, que já durava 17 anos, de maior número de cestas de três pontos na da WNBA. E, mais recentemente, enfrentou a estrela do Golden State Warriors, Stephen Curry, num duelo de 3 pontos durante o All-Star Weekend da NBA, em fevereiro.

“A W(NBA) vai ter o maior sucesso que já teve no ano que vem”, disse Haliburton, que patrocina um programa de basquetebol juvenil de elite para meninas em sua terra natal, Wisconsin, à ESPN. “Acho que, como aliados dessas jogadoras e da liga em geral, devemos fazer a nossa parte para mostrar apreciação quando pudermos.”

“Não me lembro”, disse Haliburton, “da última vez que um tênis do modelo de uma mulher fez sucesso como este”.

E para Haliburton e outros jogadores da liga, não faz mal que o tênis de estreia de Ionescu lhes faça lembrar um dos ténis mais populares e procurados da história da liga.


Muitos jogadores da NBA que usaram frequentemente os Sabrina 1s nesta temporada compararam-nos com os tênis Nike de outro jogador: Kobe Bryant.

“A silhueta e a sensação deles são muito parecidas com um Kobe antigo”, disse o armador Jordan Clarkson, do Utah Jazz, à ESPN. “São super confortáveis. O design é bonito”.

Como disse Dereck Lively II, o pivô novato do Dallas Mavericks, à ESPN: “Me lembram os Kobes, mas, ao mesmo tempo, ela tem o seu próprio toque”.

A semelhança não é uma coincidência. Ionescu, a primeira escolha no draft da WNBA de 2020, vinda da Universidade de Oregon, usou os Kobe Vs, de Bryant, na maioria de seus jogos profissionais antes de obter seu próprio tênis exclusivo. Ionescu trabalhou em estreita colaboração com os designers da Nike durante o processo de desenvolvimento para incluir seus elementos favoritos desses tênis.

“Foi muito importante para nós aproveitar a inspiração e os insights de seus tênis favoritos e apresentá-los de uma forma que fosse realmente exclusiva da Sabrina”, disse a diretora de produtos de calçados da Nike, Deepa Ramprasad, à ESPN. “Acho que esse tipo de herança é algo que foi absolutamente intencional na criação do tênis, e acreditamos que entregamos algo que é muito representativo dela.”

Os tênis incluem referências estéticas à herança de Ionescu, como um bordado detalhado na parte frontal e nos cadarços inspirado na arte e na arquitetura romenas.

“No que diz respeito ao visual, acho que é um dos melhores tênis da liga”, disse Christian Braun, armador do Denver Nuggets, à ESPN. Braun os incluiu em sua rotação de calçados para os jogos junto com seus Kobes.

O aspecto da moda é importante, assim como os toques pessoais – um “S” estilizado em um círculo na língua e um “i” minúsculo no calcanhar que também apresenta a assinatura da Sabrina – mas, Ionescu tem mais orgulho da qualidade funcional do seu tênis.

“Acho que o que foi realmente importante para mim foi entender o que estava me ajudando na quadra”, disse Ionescu. “Joguei com Kobes profissionalmente, mas na faculdade eu usava Hyperdunks e quase todos os modelos dos atletas. Assim, pude realmente saber o que eu precisava do ponto de vista do desempenho, e poder ter liberdade para criar o que eu quisesse em termos de performance foi realmente muito empolgante.”

Ionescu enfatizou seu desejo de maximizar a rapidez e reduzir a fadiga como as maiores prioridades do tênis, uma combinação que Ramprasad comparou a “tentar combinar óleo e vinagre”.

Desde o número de jogadores da NBA que os usam até seus depoimentos, Nike e Ionescu conseguiram o que queriam. Os jogadores elogiam o fato dos elegantes Sabrina 1s serem leves, mas com amortecimento. “É um tênis confortável e incrível”, disse o armador dos Nuggets, Kentavious Caldwell-Pope, à ESPN. “A aderência e todas as outras coisas nele, é um ótimo tênis, com certeza.”


A Nike vende nove cores padrão do Sabrina 1s, oferecendo também a opção de personalização. Isso trouxe um pouco de nostalgia para alguns jogadores.

“Quando estávamos todos no ensino médio, nós definitivamente fazíamos Kobes e LeBrons – tênis que nunca compraríamos, mas sempre os criávamos no computador”, disse Haliburton, que usou um par de Sabrina 1s rosa em dois tons na noite de quarta-feira contra o Brooklyn Nets.

“Portanto, é muito legal que [com] os Sabrinas 1s, seja possível fazer isso. … Você vê as pessoas criando suas próprias versões, colocando seus números nelas. Isso nos leva de volta à nossa infância.”

O novato do Nuggets, Julian Strawther, criou sete ou oito cores personalizadas. “Elas saíram pegando fogo”, disse à ESPN. “Ela lançou uma pedrada com seu primeiro tênis, então tenho que usá-lo.”

Clarkson, que disse reconhecer como o impacto do Sabrina 1s pode beneficiar alguém como sua filha, estimou que criou pelo menos 15 de suas próprias versões coloridas: “Tenho um armário cheio”.

A moda tem sido um fator significativo na popularidade do Sabrina 1s em toda a NBA. Também é um reflexo do imenso respeito que os jogadores da NBA têm pelo esporte feminino, que está em meio a um grande crescimento, em boa parte devido ao surgimento de estrelas comercializáveis na WNBA e na NCAA.

Mas, em última análise, os jogadores da NBA apreciam um ótimo tênis de basquete. “É engraçado que as pessoas dizem: ‘Por que você está usando um tênis de menina?” disse Lively. “Eu respondo: ‘Por que não?’”


(Tim Bontemps, da ESPN, contribuiu para esta reportagem)

* Tradução: Vinicius Garcia